Connect with us

Geral

Prefeito destaca iniciativas sustentáveis de Campinas em COP 15 no Canadá

imagem 87

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, apresentou as iniciativas de Campinas na implementação de Soluções Baseadas na Natureza (SBN), em especial os parques lineares, no painel “Urban Nature-Based Solutions: Cities as drivers of Nature-positive development”, na tarde desta sexta-feira, 9 de dezembro, na Conferência das Partes (COP 15), da Convenção das Nações Unidas (ONU) sobre Diversidade Biológica (CDB), conhecida como Cúpula da Biodiversidade, que acontece em Montreal, no Canadá.

 

A viagem não tem custos para o município. Está sendo financiada por instituições parceiras como a Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade) e o instituto de pesquisa World Resources Institute (WRI). O prefeito viajou ao Canadá na noite de quarta-feira, dia 7, e retorna na segunda-feira, dia 12.

Advertisement

 

Campinas vem se esforçando para incluir a implementação de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) no planejamento da cidade, com a elaboração dos Planos Municipais Ambientais – Plano do Verde, Recursos Hídricos, Saneamento Básico e Educação Ambiental -, incluídos como elementos estruturantes no planejamento territorial, no Brasil chamado de Plano Diretor”, destacou o prefeito Dário Saadi.

 

Advertisement

A presença de Campinas na COP 15 reforça a importância da cidade em relação ao tema. O prefeito apresentou as diversas ações do município para a conservação da biodiversidade, como os corredores ecológicos, que incluem passagens de fauna; o programa de Pagamento por Serviços Ambientais; o Programa Saneamento Rural, na implantação de fossas sépticas e jardins filtrantes; a elaboração e implementação dos planos de manejo das unidades de conservação municipais, o programa de Parques Lineares, entre outras. 

 

“Estes planos ambientais estão alinhados com os objetivos previstos na Política Municipal de Meio Ambiente e Mudança do Clima. Os parques lineares irão trazer inúmeros benefícios à população e ao meio ambiente de forma geral, como drenagem, microclima, mobilidade e conectividade”, explicou o prefeito, que exibiu um vídeo sobre a implementação de parques lineares em Campinas e as ações municipais para integração da natureza ao ambiente urbano.

Advertisement

 

A diretora do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ângela Guirao, e o engenheiro ambiental Gabriel Neves, também participaram da COP. Enquanto o prefeito apresentou as iniciativas, Ângela Guirao participou do evento paralelo, Brazilian Day, organizado pela WWF e outras instituições. Na ocasião, a diretora apresentou os principais projetos de Campinas para o cumprimento dos acordos ambientais internacionais e nacionais sobre clima, resiliência e biodiversidade. 

 

Advertisement

 

Ao lado de São Paulo, Curitiba e Medelín (Colômbia), Campinas faz parte de um seleto grupo na América Latina que integra o Comitê Consultivo Global de governos locais para a biodiversidade. Campinas tem compromisso em cumprir acordos ambientais, firmados na carta “Compromisso para cumprimento dos acordos ambientais sobre clima, resiliência e biodiversidade”, assinada pelo prefeito em setembro deste ano.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare