Connect with us

Geral

Prefeito sanciona lei que agiliza a liberação de eventos na cidade

imagem 310

O prefeito Dário Saadi sancionou, nesta quarta-feira, 25 de maio, a nova Lei de Eventos, que torna menos burocrática e mais ágil a liberação de eventos de cultura, turismo e esportes na cidade. O decreto que regulamenta a nova legislação será publicado no Diário Oficial de quinta-feira, 26.

Essa é uma página que estamos virando. O setor de eventos merecia essa atualização da lei e, com certeza, as novas disposições vão alavancar esse setor, que tanto sofreu com a pandemia”, enfatizou o prefeito.

A nova Lei de Eventos vai ampliar a competitividade do município, pois torna os procedimentos necessários para a realização dos eventos mais simples e ágeis. Outra novidade na legislação é que os espaços com alvará permanente de eventos e AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) em dia não precisarão mais solicitar a autorização para cada atividade. Neste caso, permanece a obrigatoriedade de informar a Prefeitura sobre a realização do evento.

Advertisement

Quero agradecer e parabenizar a todos que se envolveram na elaboração dessa lei, que trará benefícios diretos para mais de 50 atividades que fazem parte deste setor. É uma legislação moderna, que dará a Campinas capacidade de atrair novos e grandes eventos”, disse Vanderlei Costa, presidente do Campinas e Região Conventions Bureau e do Conselho Municipal de Turismo.

Os pedidos de alvará para eventos em espaços públicos ou privados deverão ser feitos com pelo menos 30 dias de antecedência, pelo Portal da Lei de Eventos (https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/planejamento-e-urbanismo/pagina/portal-lei-de-eventos

Portal da Lei de Eventos
No portal, o empresário terá acesso a toda documentação que deve ser apresentada para a realização do evento, incluindo o alvará. Na página, também há um link de acesso para o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), onde os pedidos vão tramitar.

Advertisement

Concedido, o alvará terá validade de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período, com duração máxima de 90 dias.

Independentemente da dimensão do evento, as normas de segurança e acessibilidade devem ser mantidas.

A lei traz um regramento muito importante e claro para todos os produtores que querem produzir um evento regularizado”, disse a secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat. “A legislação também traz penalidades para aqueles que descumprem as regras. Além da multa, quem realizar um evento sem alvará poderá ficar impedido de realizá-los em espaços públicos e privados por três meses”, concluiu.

Advertisement

Outra mudança na nova legislação diz respeito ao recolhimento do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). Antes, o alvará só era emitido após o pagamento do imposto. A partir de agora, ele será feito após o evento, por meio de declarações e documentos apresentados pelo produtor.

Quem está dispensado de alvará
– Eventos realizados em espaços com alvará de uso ou licenciados para realização de eventos;
– Manifestações, sessões de fotografias e filmagens, festas de inauguração, festas juninas e quermesses;
– Jogos de futebol realizados em estádios destinados a este fim;
– Jogos, individuais ou coletivos, realizados em ginásios de esportes;
– Eventos esportivos realizados em clubes sociais;
– Eventos científicos, culturais, empresariais, acadêmicos e palestras realizados em locais já licenciados.
Nos casos acima, o organizador também está obrigado a comunicar à Prefeitura a realização do evento.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare