Connect with us

Geral

Prefeito Dário Saadi participa de inauguração de linha de produção da BYD

imagem 162

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou nesta terça-feira, dia 19 de abril, da inauguração da nova linha de produção de módulos fotovoltaicos da empresa BYD do Brasil. Líder em energia limpa e mobilidade elétrica, a empresa chinesa tem, além da unidade de produção fotovoltaica, uma fábrica de chassis de ônibus elétricos, ambas localizadas no Terminal Intermodal de Cargas de Campinas. As novas instalações vão permitir a fabricação de módulos de alta potência, que variam entre 450 watts e 670 watts. Com isso, terá sua capacidade de geração energia triplicada para 0,5 gigawatt que, para se ter uma ideia, poderia abastecer uma cidade com 750 mil habitantes.

 

 

Advertisement

Segundo o prefeito de Campinas, Dário Saadi, a mudança na matriz energética é urgente e empresas como a BYD tem papel importante nesta transformação “precisamos de energia limpa e competitiva e essa nova linha da BYD ajuda Campinas a se consolidar como uma cidade vocacionada para a tecnologia, inovação e sustentabilidade”, afirmou o prefeito.

 

 

Advertisement

Para a vice-presidente mundial da BYD, Stella Li, a inauguração é um marco para a empresa no Brasil “A BYD se tornou defensora implacável no desenvolvimento sustentável e temos a missão de mitigar os impactos das mudanças climáticas. Temos muito orgulho da receptividade do povo brasileiro à nossa empresa e Campinas tem um papel muito importante na nossa operação mundial”, disse Li.

 

 

Advertisement

Também participaram da cerimônia de inauguração o presidente da BYD Brasil, Tyler Li, a consulesa-geral da China em São Paulo, Chen Peijie os secretários do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, o ex-prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Alessandro Campos.

 

 

Advertisement

Visita

 

 

Advertisement

Após a solenidade de inauguração, o prefeito e demais autoridades visitaram a fábrica da BYD. No final de 2021, 98% dos equipamentos e processos da unidade de Campinas foram renovados. Toda a tecnologia, desenvolvida pela equipe de engenharia local, é compatível com todas as dimensões de células fotovoltaicas disponíveis no mercado. A empresa prevê que os novos módulos estejam disponíveis para comercialização ainda no mês de abril.

 

 

Advertisement

A BYD está presente em todos os continentes com mais de 30 fábricas que empregam mais de 290 mil trabalhadores. A companhia chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua linha de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos em Campinas. Em 2017 foi inaugurada no mesmo local uma segunda fábrica para a produção de módulos de energia fotovoltaica. A BYD também possui uma unidade em Manaus, AM, para a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare