Connect with us

Geral

Plantio de mil mudas comemora Dia da Árvore e início da Primavera

imagem 195

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), que administra a Mata de Santa Genebra, promove durante esta semana vários plantios de mudas de espécies frutíferas, e também nativas da Mata Atlântica, em trechos da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio das Pedras e em clareiras da própria Mata. O plantio, que será realizado com servidores, voluntários e colaboradores da Fundação, é uma ação do projeto Construtores de Florestas Urbanas/Gênesis. Até o próximo sábado, dia 24, serão plantadas mil mudas.

O primeiro plantio será nesta quarta-feira, dia 21 de setembro, a partir das 9h30, para marcar do Dia da Árvore e a chegada a Primavera. Um lote de 200 mudas vai ganhar espaço em clareiras dentro da Mara Santa Genebra para recuperar locais afetados pelo fogo, por exemplo. São mudas de jequitibá rosa e branco, pau d’alho, uvaia, pitanga, imbaúba e cedro. Todas típicas da Mata Atlântica, que compõe o bioma.

O plantio desta quarta-feira será no Bosque de Barão, na Rua Mata Atlântica, 447, e contará com voluntários que trabalham no Aeroporto de Viracopos. “Desde segunda-feira estamos fazendo ações para comemorar a chegada da nova estação e do Dia da Árvore. Serão mil mudas plantadas apenas nesta semana”, conta o presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Cidão Santos. “Vamos dar continuidade ao trabalho, aproveitando agora o início das chuvas da Primavera, para plantar mais dez mil mudas até o final deste ano”, afirma. A Primavera começa às 22h04 da quinta-feira, 22 de setembro.

Advertisement

Cerca de 70% das mudas utilizadas nos plantios são cultivadas no Viveiro de Mudas da Mata de Santa Genebra, explica Cidão Santos. O restante é proveniente de doações realizadas pela Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que chegam por meio de acordos de compensação ambiental, entre outras medidas.

“O grande motivo para comemoração é que estamos marcando essas datas com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica e estamos fazendo o trabalho de proteção das matas ciliares”, diz o presidente da Fundação. Neste ano já foram plantadas 16 mil mudas no projeto Construtores de Florestas Urbanas/Gênesis. Com as outras dez mil, serão 26 mil mudas em 2022, em cerca de 18 locais diferentes de Campinas.

Nos próximos dias desta semana será dada continuidade ao reflorestamento na região da APP do Rio das Pedras, com a participação de alunos do Colégio Rio Branco. Serão trechos na Rua Manuel Pereira Barbosa, próximo ao número 208, e na Rua Catharina Signori Vicentin, próximo ao número 637.

Advertisement

Construtores de Florestas Urbanas/Gênesis

O presidente da Fundação José Pedro de Oliveira destaca que o Gênesis, projeto que tem a participação da FJPO, é um importante instrumento para a formação de pequenas ilhas de floresta na cidade e contribui para proteger a flora, a fauna e ampliar a qualidade de vida da população. Segundo ele, o Gênesis incorpora ainda uma série de ações como a produção de sementes, de mudas, educação ambiental e preservação das abelhas nativas. A iniciativa realiza também a implantação de corredores ecológicos, com o envolvimento de escolas e da população em geral.

Além do plantio, são realizadas atividades como manejo de espécies; revolvimento do solo; abertura das linhas de plantio e berço; plantio de espécies nativas; tutoramento e irrigação das mudas.

Advertisement

A programação até o final deste ano prevê plantios em trecho de Área de Preservação Permanente do Rio Atibaia, praça do Jardim Carlos Lourenço, praça no Jardim Tamoio, praça no Jardim Nova Europa, região do Ouro Verde e em uma área do Bosque das Palmeiras. Outras regiões já programadas para receber as mudas são uma área no bairro Village, a Floresta Estadual Serra D’Água, CEI Sylvia Paschoal, CEI Nave Mãe Prof. Elenice Ap. Moraes Ferrari, trecho de APP do Rio Anhumas, APP do Núcleo de Ação Social e na Mata de Santa Genebra.

Entre as áreas que já receberam plantios estão trecho de APP do Córrego Piçarrão, trecho de APP do Córrego do Oriente, de APP do Rio das Pedras, de APP do Córrego da Boa Vista, CEI Cláudia Maria Luz Xavier, Mata de Santa Genebra e PUC-Campinas.

As ações são organizadas pela Fundação José Pedro de Oliveira, em parceria com as secretarias municipais de Serviços Públicos, de Educação, e do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Participam também instituições privadas e organizações não governamentais, com o envolvimento da sociedade.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare