Connect with us

Geral

Oftalmologista abre as portas de clínica para exames de prevenção

Oftalmologista

O glaucoma, gerado por lesões no nervo óptico, responsável por decodificar as informações e transformar em imagens, é a maior causa de cegueira irreversível e não tem cura. Para agravar, na fase inicial da doença não há sintomas. Por isso, a prevenção é o melhor remédio. Para marcar o Dia do Combate ao Glaucoma, comemorado no dia 26 de maio, a oftalmologista Cláudia Benetti, de Campinas, abre as portas de sua clínica no Cambuí durante toda a manhã do dia 25 para exames de prevenção. “Um simples exame de observação do nervo óptico já nos revela dados sobre a saúde do paciente. A ideia é alertar a população sobre essa doença silenciosa que pode levar à cegueira. Os hábitos de vida do paciente podem influenciar e é importante alertá-los sobre isso”, explica.

Cláudia esclarece que o hábito de fumar, por exemplo, pode elevar as chances e piorar quadros já estabelecidos. Por outro lado, exercícios físicos como corrida, natação e uma caminhada mais rápida, feitos rotineiramente e sob supervisão, podem reduzir a pressão ocular, principal fator de lesão no nervo óptico, em até 20%, baixando as chances de desenvolver o glaucoma.

“O fumo, por alteração ou privação circulatória, prejudica a nutrição das células da retina e, desta forma, pode influenciar e agravar o glaucoma, que é uma doença vascular e que está relacionada à pressão intraocular. A degeneração das células sensoriais da retina, pelo dano circulatório, leva ao prejuízo da visão periférica de forma irreversível. Já a prática de atividades físicas aeróbicas pode ajudar na prevenção, pois favorece a circulação periférica e terminal. No entanto, deve-se tratar de um hábito, feito de forma constante e sempre com acompanhamento profissional. Já atividades que envolvem muito esforço ou que pedem posições de cabeça para baixo podem agravar o quadro de glaucoma. Cada caso é um caso, por isso a importância da orientação médica”, ressalta Cláudia.

Advertisement

Como a maior parte dos casos da doença é crônico e não agudo, os sintomas são percebidos tardiamente, em estágio bastante avançado. “Por isso, a prevenção é a recomendação no combate ao glaucoma. Mas como ela pode ser feita? Com a visita periódica ao oftalmologista. Na consulta, é feita a medida da pressão intraocular e avaliação do nervo óptico. Exames mais avançados como campimetria (exame ocular que estuda a percepção visual central e periférica) e tomografia de coerência óptica completam o arsenal. Assim, é possível diagnosticar precocemente e tomar todas as medidas para frear a evolução da doença que não tem cura, mas tem tratamento. Quando há casos na família, o cuidado com a prevenção deve ser ainda maior e imperativo e, nas consultas ao oftalmologista, é preciso deixar sempre explícito o histórico familiar”, destaca a médica.

Doenças que favorecem ou agravam o glaucoma

 

Advertisement

Alguns quadros de saúde também influenciam o aparecimento da doença. Diabetes mellitus, hipertensão maligna, uso crônico de anti-inflamatórios hormonais (como os colírios com corticoides para tirar vermelhidão ocular) e anatomias específicas oculares, que facilitam o aumento da pressão e que são reconhecidas somente pelo oftalmologista, são motivos de atenção redobrada no combate ao glaucoma.

 

Dra. Cláudia Benetti

Advertisement

Formada pela PUC-Campinas, especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pós-graduada em Medicina Chinesa e Acupuntura pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e pós-graduada em Medicina Integrativa pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

Programe-se

Centro de Cirurgia Oftamológica

Advertisement

Exames preventivos de glaucoma das 8h às  12h, por ordem de chegada.

Rua General Osório, 2.159, Cambuí.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare