Connect with us

Geral

Vigilância Sanitária interdita clínica de estética no Nova Campinas; veja lista de problemas

interdita

Uma clínica de procedimentos estéticos corporais e faciais na região do Nova Campinas foi interditada totalmente pela Vigilância Sanitária de Campinas nesta terça-feira, 31. A AD Clínic Estética fica na Avenida Dr. Hermas Braga e a equipe, durante a inspeção, constatou uma série de irregularidades e problemas estruturais após receber uma denúncia pelo 156, da Prefeitura.

A clínica apresentava várias salas com infiltrações e bolor. Além disso, o trabalho da Vigilância ocorreu à tarde, quando o local ficou totalmente alagado por causa da chuva.

Problemas e riscos

Advertisement

A equipe de inspeção constatou uma série de irregularidades na clínica:

– Estava sem responsável técnico habilitado; 

– Sem manutenção preventiva de equipamentos; 

Advertisement

– Sem insumos para lavagem de mãos;

– Produtos em frascos identificados com validade expirada;

– Ausência de controle de temperatura do refrigerador; 

Advertisement

– Falta de registros de procedimentos operacionais padrão; 

– Ausência de procedimento adequado para lavagem de toalhas e lençóis;

– Falta de abrigo externo de resíduos. 

Advertisement

A chefe do Setor de Serviços de Saúde e de Interesse à Saúde, Ana Lúcia da Silva Montini, destacou os riscos a que estavam submetidos os pacientes da clínica.

“Especialmente causados por ambiente com bolor e infiltrações, sem procedimentos comprovados de higiene de ambientes, toalhas, lençóis, uso de equipamentos sem registro se manutenção, uso de produtos vencidos e até mesmo riscos relacionados a parte elétrica e transmissão de doenças pelo alagamento verificado no momento da inspeção”, frisou.

Segundo ela, a clínica estava com pedido de renovação de licença de funcionamento em aberto e foi verificada divergência na documentação apresentada que trata sobre responsável legal e responsável técnico. O caso não foi comunicado à Polícia Civil naquele momento porque as infrações foram consideradas de natureza sanitária na inspeção.

Advertisement

Repetição de casos e preocupação

Na semana passada, uma ação conjunta entre a Vigilância Sanitária de Campinas, Polícia Civil e Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) já havia interditado totalmente uma clínica de estética no Jardim Chapadão. O caso também veio à tona após denúncia.

“O segmento de estética está em expansão e a oferta constante de novos procedimentos é bastante atrativa para toda a população. Entretanto, muitos procedimentos realizados nesses locais oferecem risco à saúde caso não sejam feitos dentro das normas sanitárias e por profissionais legalmente habilitados. Consideramos como positiva a conscientização das pessoas sobre esse tema e acreditamos que o aumento das interdições deve-se também ao fato delas estarem mais atentas e utilizarem mais os canais de denúncia”, frisou Ana Lúcia.

Advertisement

A Vigilância Sanitária informou ainda que denúncias sobre irregularidades devem ser informadas pelo telefone 156. Além disso, ela mencionou que os moradores devem sempre procurar por estabelecimentos com licença sanitária e profissionais legalmente habilitados para fazer procedimentos estéticos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare