Connect with us

Geral

Oficinas buscam reduzir as desigualdades étnico-raciais na área da saúde

imagem 245

A Secretaria Municipal de Saúde realizou entre os meses de julho e agosto, uma série de oficinas de qualificação para gestores e trabalhadores voltadas para o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais em Campinas. A capacitação foi encerrada na semana passada com a equipe de gestores e trabalhadores do distrito de Saúde Sudoeste.

 

 

Advertisement

As sensibilizações aconteceram nos cinco distritos de Saúde (Noroeste/Norte/ Sul/Leste/Sudoeste) e foram promovidas pela Comissão Intersetorial de Implementação do Plano Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (PLAMPIR).

 

 

Advertisement

Segundo a representante da Secretaria de Saúde na Comissão Intersetorial de Implementação do Plano de Igualdade e Promoção Racial e enfermeira do CIEVS/DEVISA, Kamila de Oliveira Belo, o objetivo das atividades é promover a redução das desigualdades étnico-raciais, com ênfase na população negra, nos povos indígenas e povos tradicionais.

 

Nas oficinas foram abordados aspectos do racismo institucional e preenchimento do quesito raça e cor, contextualizando as demandas de saúde. “É importante que gestores e trabalhadores que atuam com a coleta do quesito raça/cor e acolhimento de situações de racismo ou injíria racial estejam capacitadas para o atendimento”, destaca Kamila. “Os resultados das oficinas têm sido positivos e temos tido excelente retorno, com procura para outras ações”, afirma a enfermeira.

Advertisement

 

 

A Comissão Intersetorial da Secretária de Saúde, tem um grupo de trabalho composto pelo Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde Centro e por diversos profissionais de saúde representantes de todos os distritos de saúde da cidade, com o compromisso de todos os gestores.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare