Connect with us

Geral

Novo modelo de abrigo de ônibus será levado a nove áreas da cidade

Publicado

em

A espera pelos ônibus do transporte público coletivo será realizada com mais conforto e segurança nos bairros de Campinas. Um novo modelo de abrigo foi apresentado pelo prefeito Dário Saadi nesta quinta-feira, 16 de setembro, e será implantado em nove áreas descentralizadas da cidade. A iniciativa é parte da expansão do programa de abrigos adotada pela Secretaria de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). 
Chamado de “andorinha”, em alusão a um dos símbolos de Campinas, o protótipo apresentado pelo prefeito está instalado na área interna da sede da Emdec, na Vila Industrial. Adotado por ser um mobiliário de fácil implantação e manutenção, o equipamento possui estrutura metálica e bancos de concreto.  
Participaram do lançamento o secretário municipal de transportes, Vinicius Riverete, e o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.  “Com estes equipamentos, levaremos mais dignidade, acessibilidade e qualidade ao transporte público coletivo de Campinas”, destacou o prefeito Dário Saadi.   
O secretário de Transportes, Vinicius Riverete, reforçou que “estamos privilegiando o usuário do transporte público coletivo nas regiões mais afastadas do centro da cidade. É um projeto ousado, que qualificará os pontos de parada em áreas que nunca, na história do transporte público campineiro, foram priorizadas para implantação de abrigos”.  
Com todo o respaldo do prefeito Dário Saadi, estamos concentrando esforços para qualificar os pontos de parada, com a implantação gradativa de abrigos em todos os locais de embarque. É mais qualidade para o sistema de transporte público coletivo, desde o início do trajeto do usuário, que é a espera pelo ônibus”, destacou o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva.  
Na primeira etapa do programa, cem abrigos serão instalados em nove áreas da cidade, por empresa privada, como contrapartida pela instalação de empreendimento no município. Serão contemplados pontos de embarque sem cobertura localizados nas seguintes regiões: Amarais, Anhumas, Barão Geraldo, Campo Grande, Nova Aparecida, Ouro Verde, Sousas, Região Sudeste e Viracopos.
A implantação inclui adequação do local, aterramento e medidas de acessibilidade. A escolha dos locais considera a demanda de usuários do transporte público, além da proximidade de escolas ou postos de saúde 
Confira, no mapa, as regiões contempladas e distribuição dos cem abrigos: 
Características do abrigo “andorinha”: 
Estrutura metálica. 
Bancos em concreto, com três assentos, sendo um deles destinado às pessoas obesas. 
Identificação visual: relação das linhas de ônibus que atendem ao ponto.  
Acessibilidade: espaço delimitado para cadeirantes, instalação de sinalização tátil de alerta e piso direcional.  
Medidas: 3 m x 1,8 m. 
Além de ampliar o conforto e a segurança dos usuários durante a espera pelo ônibus, a iniciativa estende aos bairros a qualificação dos pontos de embarque, até então centrada principalmente na região central e corredores do transporte. Outros benefícios do programa são a revitalização da paisagem urbana nas regiões impactadas e melhoria da acessibilidade. 
A implantação dos novos abrigos é parte de um projeto mais amplo de qualificação do transporte coletivo, que segue a política pública adotada pela Secretaria de Transportes, em 2021”, reforça o secretário Riverete.
O presidente da Emdec enumera as ações realizadas nesse contexto: “ampliação das faixas exclusivas de ônibus, que resultam em mais agilidade nas viagens; e revitalização de terminais urbanos, que traz mais conforto aos usuários”, detalha Camargo e Silva.  
Abrigos implantados  
Além do lote de cem novos equipamentos, a Setransp e a Emdec já implantaram, entre os meses de janeiro e setembro, quase 80 abrigos no município, com padrão visual semelhante aos da Avenida Francisco Glicério. Foram 38 novos abrigos instalados por meio de concessão pública, na região central e principais corredores do transporte público coletivo. Outros 41 foram viabilizados por meio de contrapartidas de polos geradores de tráfego, beneficiando diversas regiões da cidade.    
O programa de abrigos comandado pela Setransp e pela Emdec busca solucionar a demanda atual de pontos sem cobertura. São 1,5 mil pontos de embarque, que apresentam maior demanda de usuários, sem abrigos. Desse total, cerca de 1,1 mil estão localizados em vias pavimentadas e terão a implantação de abrigos priorizada.  

Geral

Multivacinação já atingiu 4.214 crianças e adolescentes em Campinas

Publicado

em

Por

Desde o dia 1º de outubro, quando teve início a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização do calendário regular, até as 12h30 deste sábado, (16/10), 6.660 crianças e adolescentes de 0 a 15 anos compareceram aos Centros de Saúde de Campinas. Deste total, 4.214 foram imunizados. O restante estava com a carteira de vacinação em dia e recebeu orientações sobre as próximas doses.

 

Do total de imunizados nesta faixa etária,1.880 são bebês de até 1 ano, 1.209 de 1 a 4 anos e 1.125, de 5 a 14. Até as 17h deste sábado, Dia V da Campanha, 65 dos 67 Centros de Saúde do município estarão abertos para atualizar o esquema vacinal. Apenas os CSs Carlos Gomes e Boa Esperança não participam da ação.

 

A Campanha Nacional de Multivacinação prossegue até 29 de outubro. Durante a semana, as vacinas são aplicadas das 8h às 11h.

Continue Lendo

Geral

Projeto idealizado pelo prefeito ganha ouro em torneio internacional

Publicado

em

Por

Os lutadores de taekwondo da Equipe Fighters foram homenageados pelo prefeito Dario Saadi nesta sexta-feira, dia 15 de outubro. O projeto social iniciado no Centro de Treinamento de Lutas, no Taquaral, mostrou que pode ser bem sucedido também em competições. No final da semana passada, conquistou seis títulos e cinco vices, na 13ª Copa América de Taekwondo, realizada em Arujá.
O secretário de Esportes, Fernando Vanin, e o vereador Igor Diego também acompanharam a cerimônia, que teve ainda as presenças dos técnicos da equipe Fighters, Sérgio Pacheco e Alberto Iha. Atletas e apoiadores, responsáveis pela logística de toda estrutura monstada para a disputa, também foram recepcionados.
O prefeito Dário Saadi estava emocionado com a presença dos técnicos e lutadores porque foi um dos mentores do projeto, quando ainda atuava na secretaria de Esportes e Lazer: “O Sério e o Alberto são os verdadeiros idealizadores do projeto. Na época, quase quatro anos atrás, eu só apoiei e pedi paciência. E felizmente, o resultado está aí”, finalizou.
A semente iniciada com apenas um aluno, hoje ultrapassada 80 participantes e a tendência é de crescimento. O secretário de Esportes e Lazer valorizou não apenas as conquistas. Fez questão de ressaltar o esporte como formador: “claro que o motivador são as conquistas. Mas é importante projetar o esporte como formador de cidadãos. E isso, o projeto tem conseguido. É motivo de orgulho para todos nós”, concluiu.

Continue Lendo

Geral

Equipe campeã da 360º nas Areias é homenageada pelo prefeito Dário Saadi

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi recebeu nesta sexta-feira, 15 de outubro, na Sala Azul do Paço Municipal, representantes da “Campinas 360° nas Areias”, equipe de handebol de praia, campeã feminina da Copa do Brasil. A competição foi disputada em João Pessoa, na Paraíba, no início do mês. É o primeiro título do projeto que tem o apoio do Fundo de Investimentos Esportivos de Campinas, Fiec.
A cerimônia contou também com a presença do secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin; do vereador Igor Diego; da presidente da equipe e técnica, Juliana Saraiva. Também participaram atletas de reconhecimento internacional na modalidade, como a capitã Thaís da Silva Nascimento, eleita melhor jogadora do mundo na modalidade em 2013, além da goleira Noélia Nunes, nome que está na lista de pré convocados para a Seleção Brasileira.
Ao destacar a parceria do Projeto Campinas 360° nas Areias, voltado para a formação e competição, o prefeito Dario Saadi fez questão de ressaltar a determinação da equipe comandada pela técnica e presidente Juliana Saraiva. “É com muita alegria que recebo vocês aqui. A conquista comprova a importância da união de entidade esportiva com poder público. Vocês são pessoas comprometidas, que fazem a diferença. Campinas se orgulha deste tipo de trabalho”, ressaltou.
A ideia do projeto é se propagar cada vez mais pelos bairros de Campinas. O diferencial é oferecer espaço para a prática de esporte com orientação de pessoas competentes e especialistas na modalidade. Na base do projeto está a certeza de que a boa formação é uma das bases para a competição.
O secretario Fernando Vanin enalteceu o título, principalmente porque Campinas foi campeã contra equipes mais experientes e diante de adversários mais adaptados à modalidade. “Ser campeã frente a equipes especialistas em modalidades de praia, como o handebol, é um marco. Além disso, fazer o fomento com atletas em formação é formar cidadão”, concluiu.
A equipe feminina “Campinas 360° nas Areias” já garantiu vaga na etapa decisiva do Campeonato Brasileiro de Handebol de Praia. A competição vai ser disputada em Matinhos, Paraná, de 13 a 15 de janeiro do ano que vem.

Continue Lendo

Populares