Connect with us

Geral

Mostra celebra Padre Jesuíno de Monte Carmelo, grande artista do Estado

imagem 201

O Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas recebe a exposição “Padre Jesuíno do Monte Carmelo: Quatro Séculos da Arte Sacra Paulista” a partir desta sexta-feira, 30 de agosto, até 27 de novembro.
A mostra reúne, pela primeira vez, cerca de 30 trinta obras pertencentes aos acervos sacros de Campinas e Itu (SP). A apresentação das obras lembra o bicentenário de morte de Padre Jesuíno do Monte Carmelo (1764 – 1819). 
Padre Jesuíno é reconhecido como um dos principais artistas do Estado de São Paulo durante o período colonial, com atuação como sacerdote, latinista, pintor, arquiteto, compositor e músico. Sua poética artística foi objeto de pesquisa de Mário de Andrade para a elaboração de sua biografia, publicada pelo Instituto do Patrimônio Histórico em 1945, ocasião em que foi apresentado ao mundo.
“Grande parte de todo patrimônio artístico paulista tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado de São Paulo é de sua autoria e está localizado em igrejas e museus, nas cidades de Itu, São Paulo e Santos”, afirma o diretor do Museu de Música Sacra e Arte Religiosa Padre Jesuíno do Monte Carmelo, Emerson Ribeiro Castilho.
Segundo ele, esta mostra aborda a soma de um conjunto de pesquisas e esforços de preservação de diversos museus e universidades. As instituições se destacam por trabalhar na valorização do patrimônio material e imaterial sacros pela perspectiva religiosa e artística.
Na exposição, ” é apresentado um raro diálogo aproximando as coleções de igrejas ituanas Matriz de Nossa Senhora da Candelária – 1780; Igreja do Senhor Bom Jesus – 1765, e Nossa Senhora do Patrocínio – 1820, somadas às obras dos Museus de Música Sacra e Arte Religiosa Padre Jesuíno do Monte Carmelo, Museu da Música – Itu, com a coleção do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas”, destaca Ribeiro Castilho.
Serviço
Exposição “Padre Jesuíno do Monte Carmelo: Quatro Séculos da Arte Sacra Paulista” 

Abertura da exposição: sexta-feira, 30 de agosto, às 19h30. Visitação até 27 de novembro.
Onde: Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas (Rua Dr. José Ferreira Camargo, 844 – Jardim Planalto, Campinas).
 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare