Connect with us

Geral

Inauguração do Centro de Endoscopia Digestiva reforça capacidade de resolução rápida do COC

COC

 O Centro de Oncologia Campinas inaugura neste dia 31 de março (sexta-feira) o novo Centro de Endoscopia Digestiva, que proporcionará procedimentos diagnósticos, terapêuticos e de prevenção das lesões do aparelho digestivo alto (esôfago, estômago e duodeno) e baixo (cólon). O endoscopista Pedro de Castro Neto estará à frente do serviço e atuará ao lado de vários outros profissionais de destaque.

O Centro de Endoscopia Digestiva é mais uma facilidade oferecida aos pacientes, que encontram no COC a rede completa de cuidados à saúde, de especialidades médicas a exames e tratamentos. O atendimento do novo serviço é direcionado a pessoas com sintomas de doenças do aparelho digestivo e também como indicação preventiva – não apenas para suspeitas de neoplasia.

O COC tornou-se uma clínica de resolução rápida, descreve Fernando Medina, diretor clínico e oncologista do Centro de Oncologia Campinas. “O que faltava no setor de atendimento geral da população era um serviço de endoscopia que contemplasse a gastroscopia, colonoscopia, endoscopia urológica e pulmonar. Hoje, felizmente, nós, através de uma parceria muito importante com endoscopistas da cidade, estamos inaugurando essa unidade, que muito vai contribuir para dar ainda mais celeridade ao atendimento do paciente”, afirma.

Advertisement

Além dos exames de endoscopia e colonoscopia, o Centro de Endoscopia Digestiva do Centro de Oncologia Campinas apresenta diversos diferenciais no diagnóstico e tratamentos das doenças do aparelho digestivo, aponta o endoscopista Pedro de Castro Neto. Um deles é a ecoendoscopia, exame bastante importante no diagnóstico e definição de lesões submucosas.

“Teremos no COC aparelhos de endoscopia de alta definição, que poderão fazer diagnósticos e eventuais tratamentos de lesões, associados e alinhados às atuais diretrizes da literatura médica. Tudo para assegurar mais segurança e comodidade ao paciente”, especifica o médico Pedro de Castro Neto.

 Tecnologia de ponta

Advertisement

O Centro de Oncologia Campinas (COC) tem em seu “DNA” estar sempre ao lado da tecnologia, salienta Antonio Amaro Moreira, diretor executivo do COC. E se empenhou para oferecer serviços de endoscopia de alta qualidade e ter acesso a equipamentos de última geração. “Investir em equipamentos médicos avançados garante que os pacientes recebam o melhor atendimento possível e que os profissionais de saúde possam trabalhar com precisão e eficiência”, confirma Moreira.

O Centro de Oncologia Campinas, conta Fernando Medina, investiu R$ 1,6 milhão para poder concretizar o novo atendimento de endoscopia. “É mais uma vitória da população de Campinas, que conquistou esse espaço para poder realizar seus exames mais complexos. É um serviço de diagnóstico e segmento de tratamento, aberto para pessoas que possuem outras patologias sem ser câncer ou que fazem acompanhamento preventivo”, explica.

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), os aportes em serviços de endoscopia são particularmente importantes, observa Moreira. “Essa região abriga uma população grande e diversificada, e o acesso ao atendimento de saúde de alta qualidade é essencial para atender à demanda crescente”, completa o diretor executivo do COC.

Advertisement

 Cuidado e prevenção

Castro Neto enfatiza que a prevenção de neoplasias do aparelho digestivo está entre as principais metas do Centro de Endoscopia Digestiva. “Esses exames podem possibilitar um diagnóstico precoce das lesões, que na maioria das vezes são assintomáticas e podem ser tratadas por endoscopia, evitando assim que evoluam, numa fase mais adiantada, para o câncer. Com a colonoscopia, por exemplo, fazemos a retirada de pólipos, que são lesões do intestino, potencialmente malignas. A própria retirada dos pólipos já é uma prevenção do câncer”, salienta.

Outro diferencial do Centro de Endoscopia do COC é a realização de exames por meio da Cápsula Endoscópica. O paciente ingere uma cápsula, que realiza múltiplas fotografias durante seu deslocamento pelo intestino. Essas imagens depois são reproduzidas num software e avaliadas. “É um exame complementar da endoscopia digestiva alta e da colonoscopia. A oferta desse tipo de exame é limitada em Campinas”, reforça Castro Neto.

Advertisement

Mais uma facilidade encontrada nas dependências do Centro de Oncologia Campinas é o oferecimento de colocação de balão intragástrico, que tem indicações médicas específicas para casos de sobrepeso e obesidade. Trata-se da introdução, por via endoscópica, de um dispositivo que pode ficar de 6 meses a 1 ano dentro do estômago do paciente para ajudar na perda de peso.

Pedro de Castro Neto, que possui formação médica em cirurgia geral e aparelho digestivo, além de duas especializações em endoscopia digestiva, atuará ao lado de outros profissionais conceituados, dentre eles Spencer Cheng, Michel Gardere, Roberto Teixeira, Bruno Coutinho, Danielle Sampaio e Nathalia Vieira.

A inauguração do novo Centro de Endoscopia Digestiva é uma adição à excelência de atendimento do Centro de Oncologia Campinas, que desde 2022 é reconhecida e atestada internacionalmente. Os serviços oferecidos pelo COC foram reconhecidos por atingir os padrões de segurança definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a principal avaliadora do País. A acreditação pela ONA celebra um ciclo de conquistas para o Centro de Oncologia e atesta o valor dos serviços oferecidos à população de Campinas e região há 45 anos.

Advertisement

 Sobre o COC

O Centro de Oncologia Campinas dispõe de uma equipe multidisciplinar para oferecer todos os níveis de cuidados aos pacientes, incluindo serviços complementares ao tratamento. Possui salas de imagens, de quimioterapia, radioterapia, análises clínicas e imunoterapia. Também realiza atendimentos nas áreas de oncogenética, psico-oncologia e hematologia, dentre outras.

Mais de 30 médicos compõem o Corpo Clínico do Centro de Oncologia Campinas. Na sua maioria, especialistas detentores de excelência técnica, resultado da natureza e origem de suas respectivas formações. Serviços de nutrição, educação física, fisioterapia, odontologia e farmácia complementam os cuidados de pacientes dentro da instituição, que atende mais de 30 convênios médicos.

Advertisement

O Centro de Oncologia Campinas completou 45 anos de história em novembro de 2022. Fica localizado à Rua Alberto de Salvo, 311, Barão Geraldo, Campinas. O telefone de contato é (19) 3787-3400.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare