Connect with us

Geral

Grupo prioritário para vacina da gripe deve procurar postos de imunização

imagem 170

Balanço da Secretaria Municipal de Saúde aponta que 107.376 pessoas foram imunizadas em Campinas contra a gripe, desde o início da campanha de vacinação, em 12 de abril. A vacina é em dose única e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

 

 

Advertisement

 

 

A secretaria alerta para a necessidade de os grupos prioritários procurarem os postos de vacinação para prevenção de quadros respiratórios graves que podem evoluir a óbito. A imunização também colabora no diagnóstico diferenciado da Covid-19 e tem reflexo na redução da sobrecarga no sistema de saúde, já impactado pela pandemia do novo coronavírus.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Até a última sexta-feira, 20 de maio, 1.916 puérperas tinham sido vacinadas, o que corresponde a 59,3% de cobertura vacinal, além de 38.245 crianças com idade a partir de 6 meses até cinco anos completos. Nesse grupo, a cobertura vacinal está em 48%.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Entre as gestantes, a cobertura vacinal está em 47,1%, com 5.147 imunizadas, e entre trabalhadores da saúde, a cobertura é de 42,6%, com 5.147 vacinados. O levantamento mostra que 38.407 idosos com 60 anos ou mais receberam a vacina (cobertura de 18,7%) e 2.149 professores (16,1% do público-alvo).

 

 

Advertisement

 

 

A Secretaria de Saúde alerta que as pessoas devem priorizar a imunização contra a Covid-19, aguardar 14 dias, para só depois se vacinar contra a gripe.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Atualmente na segunda fase, alcançando idosos com 60 anos ou mais e professores, a campanha de vacinação contra a gripe continua aberta ao público-alvo da primeira etapa que ainda não foi imunizado: trabalhadores da Saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade a partir de 6 meses até cinco anos completos.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

A terceira etapa terá início em 9 de junho e vai até 9 de julho alcançando pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

 

 

Advertisement

 

 

Para encontrar o posto de vacinação mais próximo de casa, as pessoas devem acessar o endereço https://zoneamento.campinas.sp.gov.br/saude.php?nome_campanha=Campanha%20Influenza%202021 e informar a localização da residência. Aparecerá uma janela na tela, com informações dos centros mais próximos, horários de vacinação e se possuem ou não vacina. Não é necessário fazer agendamento.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare