Connect with us

Geral

Grupo de Análise de Loteamentos (GAL) emite 8 alvarás em 2022

imagem 11

A modernização da legislação municipal, a criação do Grupo de Análise de Loteamentos (GAL) e várias mudanças nos processos internos da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) de Campinas garantiram celeridade à aprovação de empreendimentos no município nos últimos dois anos, em especial de loteamentos urbanos. Em 2022, o Grupo de Análise de Loteamentos (GAL) registrou e emitiu alvarás para oito novos empreendimentos, com 1.804 lotes. Os loteamentos compreendem áreas que somam 1.362.480,98 metros quadrados.

 

O volume de aprovações e os prazos de tramitação dos processos na Seplurb são avaliados como muito importantes e dentro do planejado, de acordo com avaliação da secretária municipal de Planejamento e Urbanismo Carolina Baracat Lazinho. Embora o número total tenha sido menor do que o registrado em 2021, está dentro do projetado. “Podemos considerar 2021como um ano considerado excepcional na agilidade de análise dos processos, principalmente a partir da criação do GAL ainda em caráter experimental, e efetivado depois em uma das ações do Programa de Ativação Econômica e Social (Paes) de Campinas”, analisa.

Advertisement

 

Por conta do início da pandemia de covid-19, em 2020, houve redução das aprovações pelas mudanças no expediente e suspensão de tramitações na pasta, explica Carolina Baracat, e foram emitidos apenas seis alvarás de loteamentos naquele ano. Em 2021, com a retomada das análises que estavam represadas e várias mudanças implantadas nos fluxos de análise, foram emitidos 18 alvarás de execução de loteamentos, um recorde positivo. Com o grupo, os processos de aprovação prévia de loteamentos passaram a registar tempo médio de sete meses de tramitação.

 

Advertisement

Novos projetos

 

Com os 1.804 lotes em 8 novos loteamentos registrados em cartório e com alvarás de execução emitidos pela Seplurb em 2022, os empreendedores já podem realizar o início da implantação da infraestrutura dos novos empreendimentos. 

Advertisement

 

Além disso, também em 2022, a Prefeitura publicou decretos aprovando mais três loteamentos, somando outros 706 lotes. A publicação do decreto é requisito necessário para registrar as matrículas em cartório e permitir a emissão do alvará de execução.

 

Advertisement

Dez análises prévias foram liberadas pelo GAL no ano passado liberando os responsáveis pelos empreendimentos para enviarem os projetos para avaliação no Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais (Graprohab), órgão Secretaria da Habitação do Governo do Estado. Só após a aprovação do Graprohab, com base na legislação estadual, a Prefeitura pode então dar andamento às próximas etapas de aprovação do loteamento.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare