Connect with us

Geral

Gestão e Desenvolvimento de Pessoas promove formatura de jovens do Vibe

imagem 367

A Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas promoveu, nesta terça-feira, dia 31 de maio, no Plenarinho do Paço Municipal, a formatura de 19 Jovens Aprendizes, que fazem parte do Vibe (Vivências, Integração, Bem-Estar e Educação Profissional). Outros 93 jovens se formaram em abril. 

“É um prazer imenso participar da formatura desses jovens, que continuarão sendo acompanhados pela nossa Secretaria. Durante 1 ano, as vagas de emprego que surgirem das empresas parceiras serão ofertadas para eles, que também poderão participar dos cursos disponíveis na plataforma da EGDS”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.

Ainda segundo a secretária, a troca de experiências e de conhecimento enriquece tanto os jovens como as equipes em que eles passam. “Esses jovens trazem o novo, trazem uma energia própria deles e saem daqui com conhecimento, com experiência e com vivência em uma empresa, o que os ajuda a ingressar no mercado de trabalho”, completou.

Advertisement

O programa Vibe foi lançado em 2021 e está sendo desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da Integração Interpessoal no Trabalho; – Valorização das Atribuições e Tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo Aprendizado e Qualificação.

 

Para os jovens, o Vibe promove a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Jovem Aprendiz Vibe”, certificando a passagem do jovem pelo programa.

Advertisement

 

O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que recebem o selo “Vibe Parceiros” quando promovem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.

 

Advertisement

A Prefeitura conta com 147 vagas para Jovens Aprendizes. Novos jovens do Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania “Patrulheiros de Campinas” serão incluídos no Vibe, substituindo os que estão sendo desligados. Os Jovens Aprendizes ficam na Prefeitura por 15 meses. Eles entram com 16 anos. 

 

Perfil dos jovens do Vibe

Advertisement

 

– São 147 jovens;

– 588 pessoas atendidas de forma indireta (grupo familiar);

Advertisement

– R$ 2,9 milhões/ano de investimento para a manutenção do contrato;

– 90% dos jovens aprendizes são do sexo feminino e 45,58% se declararam pardos;

– Adquirir experiência profissional e ajudar a família estão entre os principais motivos para fazer parte do programa;

Advertisement

– A maioria (35,37%) vive na região Sudoeste e tem renda familiar de até 3 salários (já incluindo a remuneração do jovem aprendiz).

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare