Connect with us

Indaiatuba

Gaspar divulga mais de cinco mil vagas em cursos gratuitos na Fiec

Publicado

em

Foto: Juliana Wolf – Fiec

Na manhã desta quarta-feira, 29 de janeiro, o prefeito Nilson Gaspar e o superintendente da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), Prof. Mário Cesar Cobianchi, divulgaram que a Fundação irá ofertar 5.596 vagas para os cursos profissionalizantes, técnicos, inclusão digital, pré-vestibular e tecnólogo. Todas opções são gratuitas e terão inscrições em 2020. O anúncio foi realizado em coletiva de imprensa, na sala de Coworking/Fiec I.

O prefeito Nilson Gaspar ressalta que os cursos são muito importantes, pois promovem a qualificação profissional dos Indaiatubanos, e a mão de obra especializada atrai empresas para o município. “Indaiatuba possui um polo empresarial significativo, e muitas empresas escolhem nossa cidade porque encontram aqui profissionais que atendem suas necessidades. Sem contar que a Fiec também realiza cursos em parcerias com multinacionais, o que ajuda o setor com a capacitação específica. A nossa proposta é sempre pautada em atender a população com cursos de qualidade e consequentemente suprir a demanda destas empresas que escolheram nossa cidade para se instalar”, finaliza Gaspar.

Já o superintendente da Fiec, Prof. Mário César Cobianchi, falou do planejamento e da preparação da equipe Fiec para atender a população e a adequação das inscrições para aparelhos celulares. “Realizamos um treinamento com os funcionários, abordamos várias questões dentro do cronograma e surgiu a necessidade de disponibilizar as inscrições também em aparelhos celulares, uma vez que é o principal meio utilizado para acesso a informação atualmente”. Conclui.

Além disso, o superintendente informou que a Fiec disponibilizará na Biblioteca da unidade do Jd. Regina, computadores para que as pessoas que não tenham esses equipamentos ou acesso à internet realizarem a sua inscrição, e também um monitor para auxiliar as pessoas que encontrem alguma dificuldade no processo de inscrição.

Todas as vagas anunciadas terão insrições online através do site www.fiec.com.br , sendo que o preenchimento das vagas, será realizado de acordo com a classificação por ordem de inscrição no site (data e hora) registrados no sistema, observado o limite de vagas disponíveis para cada curso ofertado.

O Superintendente da Fiec orienta à população a ficar atenta as redes sociais e acompanhar os sites da Fiec e Prefeitura “É de extrema importância acompanhar os canais oficiais de comunicação para se informar sobre a abertura das inscrições e demais atividades da Administração Municipal e da Fundação”.

Também participaram da reunião, a diretora da Fiec, Eliane Geiss, a vice-diretora, Nilza Chavier, e a gestora do Pronatec na Fiec, Regina Pigatto.

Inscrições para Inclusão Digital iniciam hoje

As inscrições para Programa de Inclusão Digital iniciam hoje e seguem até 31 de janeiro. São disponibilizadas 800 vagas para os polos localizados na Fiec I e II, Associação Nazarena Assistencial de Indaiatuba -Anai, Centro de Esportes e Artes Unificados- CEU, Liga Regional Desportiva Indaiatuba- Lidi, Instituto Educacional Sócio Cultural Filhos da Promessa-IESC e Comunidade Independente.

Os cursos são gratuitos e cada módulo têm duração de dois meses. Os alunos aprendem fundamentos básicos, intermediário e avançado de programas como: Word, Excel, PowerPoint e Internet. As aulas são ministradas por estagiários da Fiec.

Os candidatos devem realizar a inscrição online, através do link http://infobasica.fiecdev.com.br/#/home, ou presencialmente nas na Unidade I e II da Fiec, das 8h ás 19h. Para a inscrição presencial é necessário levar o RG, CPF e cópia de um comprovante de endereço com o CEP da rua. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável e caso não possuam RG, deverão apresentar cópia da Certidão de Nascimento. Os interessados nos níveis Intermediário e Avançado, deverão apresentar a certificação que comprove a formação nos níveis anteriores.

Confira o Calendário:

– Cursinho Pré Vestibular – Lei n° 7.168/19 – 240 vagas

O Curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, demais provas e vestibulares para o ingresso no ensino superior destinado a estudantes da Rede Municipal de Ensino Público, que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em redes públicas ou sejam concluintes nesta condição, ou que estudem em escolas particulares na condição de bolsista integral. As inscrições para as 120 vagas ofertadas no primeiro semestre já se encerram. Mais 120 vagas serão oferecidas em julho.

– Inclusão Digital- Aproximadamente 4.000 vagas

Um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado de São Paulo que fornece aos munícipes o acesso a informação, através de aulas com fundamentos básicos, intermediário e avançado de informática tem a previsão de inscrições para a segunda quinzena dos meses de janeiro, abril, julho e setembro. São oferecidas em média 800 vagas por bimestre.

Tecnólogo (40 vagas)

O vestibular de Nível Superior para Tecnólogo em Processos Químicos tem previsão de inscrição para o mês de junho.

Programa Novos Caminhos

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), com o intuito de impulsionar o ensino profissional no Brasil, o programa visa garantir a melhoria no currículo de milhares de pessoas através de seus cursos gratuitos de:

– Formação Inicial e Continuada (FIC) – 715 vagas

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) tem a duração média de 2 meses e tem como finalidade capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mercado de trabalho.

Estão previstas 320 vagas para inscrições ainda no mês de fevereiro, sendo: 50 vagas para os cursos de Assistente Administrativo, Cuidador de Idoso, Inspetor de Qualidade, 45 vagas para o curso de Desenhista da Construção Civil e 40 vagas para Operador de Empilhadeira e Inglês Básico.

Em abril 255 vagas serão disponibilizadas, sendo 40 vagas para os cursos de Inglês básico, vendedor, desenhista mecânico e mecânico de motores ciclo Otto. Já o curso de cuidador infantil terá 50 vagas.

Para julho são previstas 185 vagas, sendo 50 para os cursos de assistente administrativo e inspetor de qualidade, 45 para desenhista da construção civil e 40 para inglês intermediário.

– Cursos Técnicos (281 vagas)

Acesso ao ensino técnico e profissionalizante para estudantes que comprovem estar cursando a 2ª série do ensino médio da rede pública de ensino. Os cursos que têm duração média de 3 semestres, tem previsão de inscrições para os meses de fevereiro e julho.

Serviço:

Endereços:

Fiec I- Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3405 – Jardim Regina

Fiec II- R. Alberto Santos Dumont, 1849 – Cidade Nova I

Site: fiec.com.br

Facebook e Instagram @eusoufiec

Indaiatuba

Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Vacinação contra a Covid-19 amplia para idosos a partir de 77 anos

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde amplia a vacinação contra a Covid-19 para idosos cadastrados no Minha Vacina a partir de 77 anos. A imunização será na quarta e quinta-feira (10 e 11) no CET (Centro Esportivo do Trabalhador) das 9h às 18h. Para os idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde que perderam a 2ª dose da vacina no dia de hoje (9), será feita também na quinta-feira (11) no mesmo local e horário. O município recebeu o 8º lote da Coronavac com mais 1.112 doses na tarde de hoje (9).

A vacinação será em sistema Drive-Thru com entrada pela Av. Tamandaré e também no formato tradicional (pedestre) com entrada pela Av. Conceição. A Secretaria de Saúde reforça que para ser imunizado a pessoa deve levar o QRcode do cadastro, um documento com foto e o comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) no nome da pessoa a ser vacinada ou se for parente levar um comprovante de parentesco. O idoso que ainda não possui o cadastro pode entrar no link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/cadastro/ e efetuar o cadastro.

BALANÇO

Até sábado (6) Indaiatuba imunizou com a primeira dose: 5.918 trabalhadores de saúde; 4.994 idosos e 257 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Com a segunda dose da Coronavac foram 4.075 trabalhadores de saúde; 676 idosos e 32 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Na segunda-feira (8) foram imunizadas 1.356 pessoas com a 1ª dose.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

1º dose

Idosos a partir de 77 anos

Dias 10 e 11 de março (4ª e 5ª-feira)

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

2º dose

Idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde

Dia 11 de março

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

Continue Lendo

Populares