Connect with us

Indaiatuba

Gaspar divulga mais de cinco mil vagas em cursos gratuitos na Fiec

imagem 139

Foto: Juliana Wolf – Fiec

Na manhã desta quarta-feira, 29 de janeiro, o prefeito Nilson Gaspar e o superintendente da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), Prof. Mário Cesar Cobianchi, divulgaram que a Fundação irá ofertar 5.596 vagas para os cursos profissionalizantes, técnicos, inclusão digital, pré-vestibular e tecnólogo. Todas opções são gratuitas e terão inscrições em 2020. O anúncio foi realizado em coletiva de imprensa, na sala de Coworking/Fiec I.

O prefeito Nilson Gaspar ressalta que os cursos são muito importantes, pois promovem a qualificação profissional dos Indaiatubanos, e a mão de obra especializada atrai empresas para o município. “Indaiatuba possui um polo empresarial significativo, e muitas empresas escolhem nossa cidade porque encontram aqui profissionais que atendem suas necessidades. Sem contar que a Fiec também realiza cursos em parcerias com multinacionais, o que ajuda o setor com a capacitação específica. A nossa proposta é sempre pautada em atender a população com cursos de qualidade e consequentemente suprir a demanda destas empresas que escolheram nossa cidade para se instalar”, finaliza Gaspar.

Advertisement

Já o superintendente da Fiec, Prof. Mário César Cobianchi, falou do planejamento e da preparação da equipe Fiec para atender a população e a adequação das inscrições para aparelhos celulares. “Realizamos um treinamento com os funcionários, abordamos várias questões dentro do cronograma e surgiu a necessidade de disponibilizar as inscrições também em aparelhos celulares, uma vez que é o principal meio utilizado para acesso a informação atualmente”. Conclui.

Além disso, o superintendente informou que a Fiec disponibilizará na Biblioteca da unidade do Jd. Regina, computadores para que as pessoas que não tenham esses equipamentos ou acesso à internet realizarem a sua inscrição, e também um monitor para auxiliar as pessoas que encontrem alguma dificuldade no processo de inscrição.

Todas as vagas anunciadas terão insrições online através do site www.fiec.com.br , sendo que o preenchimento das vagas, será realizado de acordo com a classificação por ordem de inscrição no site (data e hora) registrados no sistema, observado o limite de vagas disponíveis para cada curso ofertado.

Advertisement

O Superintendente da Fiec orienta à população a ficar atenta as redes sociais e acompanhar os sites da Fiec e Prefeitura “É de extrema importância acompanhar os canais oficiais de comunicação para se informar sobre a abertura das inscrições e demais atividades da Administração Municipal e da Fundação”.

Também participaram da reunião, a diretora da Fiec, Eliane Geiss, a vice-diretora, Nilza Chavier, e a gestora do Pronatec na Fiec, Regina Pigatto.

Inscrições para Inclusão Digital iniciam hoje

Advertisement

As inscrições para Programa de Inclusão Digital iniciam hoje e seguem até 31 de janeiro. São disponibilizadas 800 vagas para os polos localizados na Fiec I e II, Associação Nazarena Assistencial de Indaiatuba -Anai, Centro de Esportes e Artes Unificados- CEU, Liga Regional Desportiva Indaiatuba- Lidi, Instituto Educacional Sócio Cultural Filhos da Promessa-IESC e Comunidade Independente.

Os cursos são gratuitos e cada módulo têm duração de dois meses. Os alunos aprendem fundamentos básicos, intermediário e avançado de programas como: Word, Excel, PowerPoint e Internet. As aulas são ministradas por estagiários da Fiec.

Os candidatos devem realizar a inscrição online, através do link http://infobasica.fiecdev.com.br/#/home, ou presencialmente nas na Unidade I e II da Fiec, das 8h ás 19h. Para a inscrição presencial é necessário levar o RG, CPF e cópia de um comprovante de endereço com o CEP da rua. Menores de idade devem estar acompanhados do responsável e caso não possuam RG, deverão apresentar cópia da Certidão de Nascimento. Os interessados nos níveis Intermediário e Avançado, deverão apresentar a certificação que comprove a formação nos níveis anteriores.

Advertisement

Confira o Calendário:

– Cursinho Pré Vestibular – Lei n° 7.168/19 – 240 vagas

O Curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM, demais provas e vestibulares para o ingresso no ensino superior destinado a estudantes da Rede Municipal de Ensino Público, que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em redes públicas ou sejam concluintes nesta condição, ou que estudem em escolas particulares na condição de bolsista integral. As inscrições para as 120 vagas ofertadas no primeiro semestre já se encerram. Mais 120 vagas serão oferecidas em julho.

Advertisement

– Inclusão Digital- Aproximadamente 4.000 vagas

Um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado de São Paulo que fornece aos munícipes o acesso a informação, através de aulas com fundamentos básicos, intermediário e avançado de informática tem a previsão de inscrições para a segunda quinzena dos meses de janeiro, abril, julho e setembro. São oferecidas em média 800 vagas por bimestre.

Tecnólogo (40 vagas)

Advertisement

O vestibular de Nível Superior para Tecnólogo em Processos Químicos tem previsão de inscrição para o mês de junho.

Programa Novos Caminhos

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), com o intuito de impulsionar o ensino profissional no Brasil, o programa visa garantir a melhoria no currículo de milhares de pessoas através de seus cursos gratuitos de:

Advertisement

– Formação Inicial e Continuada (FIC) – 715 vagas

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) tem a duração média de 2 meses e tem como finalidade capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mercado de trabalho.

Estão previstas 320 vagas para inscrições ainda no mês de fevereiro, sendo: 50 vagas para os cursos de Assistente Administrativo, Cuidador de Idoso, Inspetor de Qualidade, 45 vagas para o curso de Desenhista da Construção Civil e 40 vagas para Operador de Empilhadeira e Inglês Básico.

Advertisement

Em abril 255 vagas serão disponibilizadas, sendo 40 vagas para os cursos de Inglês básico, vendedor, desenhista mecânico e mecânico de motores ciclo Otto. Já o curso de cuidador infantil terá 50 vagas.

Para julho são previstas 185 vagas, sendo 50 para os cursos de assistente administrativo e inspetor de qualidade, 45 para desenhista da construção civil e 40 para inglês intermediário.

– Cursos Técnicos (281 vagas)

Advertisement

Acesso ao ensino técnico e profissionalizante para estudantes que comprovem estar cursando a 2ª série do ensino médio da rede pública de ensino. Os cursos que têm duração média de 3 semestres, tem previsão de inscrições para os meses de fevereiro e julho.

Serviço:

Endereços:

Advertisement

Fiec I- Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3405 – Jardim Regina

Fiec II- R. Alberto Santos Dumont, 1849 – Cidade Nova I

Site: fiec.com.br

Advertisement

Facebook e Instagram @eusoufiec

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare