Connect with us

Geral

Fumec lança campanha para zerar o analfabetismo na cidade

imagem 52

Erradicar o analfabetismo em Campinas nos próximos quatro anos. Esta é a meta da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Fumec (Fundação Municipal para Educação Comunitária), que já conseguiu reduzir em 43,8%, o número de pessoas que não sabiam ler ou escrever. Os dados são referentes à última década. 

 

E nessa busca para zerar os números, foi lançado na manhã desta segunda-feira, 8 de fevereiro, a 8ª edição da Campanha Fevereiro Violeta. “A meta é acabar com o analfabetismo na cidade até 2024, conforme prevê o Plano Nacional de Educação”, disse o prefeito Dário Saadi. 

Advertisement

 

Ainda há na cidade 16 mil analfabetos absolutos, que são o principal foco da campanha. “A cidadania plena, só é possível por meio da alfabetização. Precisamos de um esforço coletivo para ir atrás dessas pessoas e a Fumec tem liderado essa busca” afirmou o Secretário de Educação, José Tadeu Jorge.

 

Advertisement

Em 2010, a cidade tinha 28,4 mil analfabetos e hoje são 15.983, o que corresponde a 1,9% do total de eleitores até dezembro de 2020, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. “Queremos um dia anunciar que não temos mais analfabetos na cidade”, adiantou o chefe da pasta da Educação. 

 

Do total de analfabetos na cidade, 37,6% são homens e 62,25% mulheres. A idade média varia entre 30 e 50 anos. 

Advertisement

 

Durante o mês de Fevereiro, equipes da Fumec farão uma busca ativa por essas pessoas que não tiveram a oportunidade de estar em uma sala de aula. Os profissionais estarão espalhados pela cidade, em terminais de ônibus e praças públicas, para fazer a abordagem de pessoas com mais de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental. 

 

Advertisement

“Essa campanha deve ser encarada como uma luta da sociedade”, argumentou o diretor executivo da Fumec, Ary Pissinatto. “Sempre buscaremos projetos como esses e vamos atrás desses resultados”, explicou o diretor institucional da EPTV Campinas, Paulo Brasileiro. A emissora é parceira da campanha Fevereiro Violeta. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare