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Escolas Municipais de Campinas superam meta brasileira projetada pelo Ideb

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As escolas municipais de Campinas superaram a meta brasileira projetada pelo Ideb (Índice da Educação Básica) no que se refere aos alunos do Ensino Fundamental dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e dos anos finais (6º ao 9º ano). O Ideb é um indicador da educação que avalia o aprendizado em português e matemática das redes pública e privada. Ele é divulgado a cada dois anos e se baseia em uma escala de 0 a 10. 

 

A meta nacional proposta pelo Ministério da Educação (MEC) para os alunos que cursam o ensino fundamental dos anos iniciais foi de 5.6. Os alunos do município fizeram 6.1. Para os estudantes do 6º ao 9º ano, a meta era 4.3 – os de Campinas alcançaram 5.1. A Rede Municipal de Ensino tem 22.485 alunos matriculados no Ensino Fundamental

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No que se refere aos índices municipais, ou seja, o que foi estipulado para cada cidade, a meta projetada para os alunos do ciclo final (do 6º ao 9º ano), a cidade avançou de 4,7 para 5,1, se comparado com os testes aplicados em 2015. Se a comparação for com 2013, a pontuação da cidade subiu de 4,2 para 5,1.  

 

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Para a secretária Municipal de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer, a evolução no desempenho dos alunos é reflexo de um trabalho intensivo e contínuo, que teve início em 2013. “Tivemos uma progressão considerável. Sempre tivemos o olhar voltado para o fortalecimento das nossas escolas. É um trabalho que não para e vamos continuar porque a nossa meta é chegar aos 10”, afirmou Solange.

 

A secretária pontua algumas razões para justificar os avanços do município no Ideb. Nos últimos quatro anos foram implantadas seis escolas de educação integral e a proposta é chegar a dez. Outros fatores considerados pela secretária e que influenciam nos números: a alimentação escolar, que foi eleita a melhor do Estado. São servidas diariamente 280 mil refeições com 21 cardápios diferentes.

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Desde 2013, foram contratados 779 professores, todos por concurso público. Há ainda os investimentos na formação continuada dos profissionais e na reforma e ampliação das escolas, oferecendo melhores condições de trabalho aos educadores. Também houve investimento em tecnologia com a interligação das escolas por meio de uma rede de fibra ótica.

 

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O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na Prova Brasil, em uma escala de 0 a 10.

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