Connect with us

Geral

Escola de Governo promove capacitação sobre parentalidade responsável

imagem 118

A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) está com o curso “Parentalidade Responsável” disponível em sua programação. A capacitação é a distância e voltada para servidores que queiram ampliar de 5 para 15 dias a licença paternidade. 

 

Segundo os organizadores, para além das questões legais e práticas e cuidados necessários, o curso propõe, ainda, uma importante reflexão sobre possíveis modos responsáveis, efetivos e participativos de exercer a paternidade. 

Advertisement

 

“Na semana do Dia do Pais é importante lembrar a importância da presença paterna para um desenvolvimento saudável da criança. A ampliação da Licença Paternidade tem este objetivo, de promover um vínculo maior entre pais e filhos nos primeiros dias de vida da criança”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira. 

 

Advertisement

O curso está organizado em seis módulos: – conceitos básicos sobre paternidade, primeira infância, planejamento familiar/reprodutivo e licença-paternidade; – pré-natal e gestação; parto, nascimento e puerpério; – amamentação, higiene e puericultura; – serviços públicos, vacinação e segurança; – paternidades diversas e igualdade de gênero. 

 

Os servidores que adotam também tem direito à prorrogação da licença paternidade. 

Advertisement

 

“Dentro do PIC trabalhamos o desenvolvimento pleno da criança e estar com o pai nos primeiros dias de nascimento é muito importante para a criação do vínculo entre pai e filho. Além disso, é um período que a mãe também precisa dessa presença na divisão de tarefas e cuidados com o bebê”, explicou Thiago Ferrari, coordenador do PIC (Plano da Primeira Infância Campineira).

 

Advertisement

Licença Paternidade de 20 dias

 

A Lei Complementar 314/2021 vai garantir, a partir de 1º de janeiro de 2022, a ampliação da Licença Paternidade de 5 para 20 dias.

Advertisement

 

A prorrogação será garantida, na mesma proporção, ao servidor que adotar ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção de criança.

 

Advertisement

Para a prorrogação da licença-paternidade o servidor deverá, obrigatoriamente, requerê-la a partir de janeiro de 2022, participar do Curso sobre Parentalidade Responsável e atender as demais condições que poderão estar previstas em regulamento próprio.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare