Connect with us

Geral

Equipe de Planejamento inicia visitas a cidades tecnológicas da Coreia

imagem 287

Para aprofundar o conhecimento sobre a implantação e gestão de polos tecnológicos, a comitiva de Campinas em missão de estudos na República da Coreia durante esta semana está realizando visitas a parques e cidades inteligentes. A viagem faz parte do desenvolvimento do projeto urbano (masterplan) para a área do HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que está sendo realizado pelo Instituto de Pesquisa Coreano para Assentamentos Humanos (KRIHS/Korea Research Institute for Human Settlements). Projeto é financiado por um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que também custeia toda a visita.

 

Desde a última segunda-feira, 26 de setembro, os secretários municipais de Campinas de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, de Finanças, Aurílio Caiado, e de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat, participam das atividades na missão oficial ao lado de convidados da Unicamp e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas).

Advertisement

 

Nesta quarta-feira, 28, houve visita ao parque tecnológico de Pangyo Techno Valley, chamado de Vale do Silício da Coreia, onde estão instaladas empresas de pesquisa e desenvolvimento em várias áreas, como informação e biotecnologia. Antes, a comitiva esteve na cidade internacional Songdo, na terça-feira, 27. Lá, conheceram o Ifez Smart City, Centro de Monitoramento da Cidade Inteligente de Songdo. Considerada Zona Econômica Livre, a cidade coreana fica em uma ilha artificial e começou a ser erguida em 2003, com custo previsto de US$ 40 bilhões. Os primeiros moradores começaram a chegar a Songdo em 2009 e a cidade foi concluída em 2015.

 

Advertisement

“As duas cidades foram planejadas e construídas para atrair pessoas para morar, trabalhar e ter lazer, fomentando novas centralidades urbanas com incentivo à ciência, tecnologia e inovação”, avalia a secretária de Planejamento e Urbanismo, após visitar Songdo e Pangyo. Carolina Baracat está acompanhada de duas assessoras técnicas da pasta envolvidas no desenvolvimento do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) de Campinas, uma região de 17 milhões de metros quadrados, no Distrito de Barão Geraldo, que engloba o projeto do HIDS da Unicamp.

 

Segundo Baracat, foi importante conhecer a estrutura implementada e ver o funcionamento real para trazer exemplos do que é possível aproveitar em Campinas. “Todo polo tecnólogo tem uma equipe que faz a gestão e o monitoramento. Sendo uma empresa pública como em Songdo ou uma empresa particular no polo de Pangyo”, conta. Ela destaca que nos dois projetos são importantes a mescla de uso para atividades comerciais, residenciais e de lazer, o desenvolvimento orientado pelo transporte, e a altura dos edifícios homogêneas, onde se destacam alguns prédios icônicos. “Praticamente conceito e proposta iguais ao PIDS”, avalia. 

Advertisement

 

Para a quinta-feira, 29, está programada viagem até a cidade planejada de Sejong, concebida para sediar ministérios e agências governamentais. A vista será encerrada na próxima sexta-feira em evento científico com os pesquisadores do Instituto Coreano (KRIHS).

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare