Connect with us

Geral

Prefeitura de Campinas inicia distribuição de mais de 508,7 mil carnês de IPTU

iptu

A Prefeitura de Campinas já iniciou nesta semana o envio dos carnês de IPTU e Taxas deste ano. Os vencimentos serão em 25 de janeiro para imóveis não residenciais (comércio, indústria e serviços) e 9 de fevereiro para os residenciais e terrenos. Contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão um desconto de 5% – o imposto também poderá ser pago em até 11 parcelas.

O desconto pode ser maior para quem for pagar à vista e tiver aderido ao IPTU Digital. Na modalidade digital do imposto, o desconto é de 1%, limitado a R$ 100,00. As adesões podem ser feitas até 31 de outubro de cada ano, mas valem sempre para o exercício seguinte. Mais informações podem ser obtidas no link https://novo.campinas.sp.gov.br/servico/iptu-digital.

É importante lembrar que após o vencimento inicial, conforme consta no carnê, não haverá mais a possibilidade do pagamento da cota única. As parcelas devem ser pagas na data de vencimento, para que não tenha incidência de juros e multas.

Advertisement

“Nossa expectativa de arrecadação este ano é de mais de R$ 1,7 bilhão. Este é um tributo que fica 100% para a cidade e é investido em infraestrutura, educação, saúde, assistência social entre outras áreas”, disse o secretário de Finanças, Aurílio Caiado.

Ainda segundo o secretário, para este ano não houve aumento no imposto, apenas a correção da UFIC em 4,14% (índice do INPC/IBGE).

Segunda via

Advertisement

A segunda via do IPTU também já está disponível. Os contribuintes podem acessar o documento no site da Secretaria de Finanças, na aba do IPTU (http://iptu.campinas.sp.gov.br).

Números

No total, foram lançados 508.796 carnês. A grande maioria é para imóveis residenciais, que somam 320.644; os não residenciais (verticais e horizontais) totalizam 35.739. Há, ainda, 5.132 mistos, 84.367 terrenos e 62.914 vagas de garagem.

Advertisement

Revisão

Os pedidos de revisão de lançamento poderão ser feitos até 16 de fevereiro. Optando pela impugnação, é importante que o contribuinte opte por fazer o depósito administrativo como forma de evitar multas e juros em caso de indeferimento.

Atendimento

Advertisement

Os contribuintes que tiverem alguma dúvida podem procurar uma das unidades do Porta Aberta ou entrar em contato com Finanças pelo SAC, no 3755-6000. No Porta Aberta os atendimentos são feitos com horário agendado pelo Portal de Serviços (https://servicos.campinas.sp.gov.br/).

O chatbot (https://portal.campinas.sp.gov.br/servico/chat-secretaria-de-financas), implantado em 2022, e o atendimento pelo whatsapp da Secretaria de Finanças (19 99441-4730 ou clique aqui https://wa.me/5519994414730) também são boas opções para quem tiver dúvidas.

Serviço

Advertisement

IPTU 2024

Vencimento: 25 de janeiro (imóveis não residenciais); 9 de fevereiro (imóveis residenciais).

Número total de carnês: 508.796.

Advertisement

Informações: Serviços de atendimento da Prefeitura: SAC (3755-6000), chatbot (https://portal.campinas.sp.gov.br/servico/chat-secretaria-de-financas) e whatsapp da Secretaria de Finanças (19 99441-4730 ou clique aqui https://wa.me/5519994414730).

Porta Aberta e Agiliza Campinas: o atendimento presencial é preciso fazer o agendamento no Portal de Serviços.

2ª via dos carnês: o acesso pode ser feito pelo portal da Prefeitura, no link https://iptu.campinas.sp.gov.br/.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare