Connect with us

Geral

Encontro Inova Cidades discute políticas de tecnologia para municípios

imagem 104

O prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette, participou na manhã desta segunda-feira, dia 18 de fevereiro, em São Paulo, do 1º Encontro Inova Cidades. Durante a abertura do evento, Jonas Donizette e a diretora-executiva do Instituto Arapyaú, Andrea Apponi, assinaram um termo de parceria para a estruturação de um Fórum Nacional que reúne secretarias e assessorias municipais da área de inovação governamental. A ideia é que governos municipais possam fortalecer a política de ciência, tecnologia e inovação no país, por meio de uma atuação municipal coordenada.

 

 

Advertisement

O prefeito e presidente da FNP reforçou que os governos municipais devem se apoiar na vertente da inovação, em todas as áreas da Administração. “As três maiores preocupações da população são a saúde, a mobilidade urbana e a segurança pública. Todas essas áreas são muito ligadas à área de inovação, como, por exemplo, os avanços tecnológicos na medicina, que precisam estar em constante renovação”, disse. Para ele, a sociedade passa por uma fase de mudança de papel na área de tecnologia e isso deve ser incorporado também à Administração Pública. “A geração atual só usa meio eletrônico para as tarefas do dia a dia. Na Administração, estamos, gradualmente, transformando os processos, que costumavam ser em papel, para via eletrônica”, completou o prefeito. 

 

 

Advertisement

A visão de municipalidade também foi defendida pelo prefeito durante a abertura do evento. Segundo ele, são 400 municípios com mais de 80 mil habitantes. “As pessoas entendem que a Prefeitura deve ser a responsável pelos problemas locais e para melhorar a qualidade de vida. Por isso, não dá mais para ficar isolado em cada prefeitura. Aquilo que deu certo em um local pode ser replicado para os outros municípios, porque se aproveita a base. O exemplo que deu certo em uma cidade pode ser replicado para outra”, destacou Jonas Donizette. 

 

 

Advertisement

A diretora-executiva do Instituto Arapyaú, Andrea Apponi, disse que a ideia da FNP vem ao encontro dos propósitos da instituição, e, por isso, a parceria assinada hoje só amplia a atuação do Instituto no sentido de colaboração com os governos locais. “Isso vai garantir a sustentabilidade na gestão pública. Não é simples, mas é necessário articular esse assunto”, planeja Andrea. O Arapyaú é uma associação sem fins lucrativos que está empenhada na promoção do desenvolvimento sustentável. Sua contribuição se dá pelo desenvolvimento de ações e apoio estratégico, financeiro e de articulação com organizações e grupos que trabalham para o desenvolvimento da economia verde.

 

Participaram do evento prefeitos de outras dez cidades de todo o Brasil. O primeiro Encontro Inova Cidades será realizado até o final da tarde desta segunda-feira, com debates que incluem a inovação governamental e o estabelecimento de uma agenda de inovação nas cidades brasileiras. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare