Connect with us

Geral

Emdec implanta sistema semafórico com preferência para o SAMU

imagem 54

A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizada na região da Vila João Jorge, passa a contar com mais uma ferramenta para garantir a agilidade nos atendimentos de emergência. A partir desta quinta-feira, 5 de maio, começa a funcionar um sistema que permite ao Serviço acionar o semáforo do cruzamento entre a Via Expressa Waldemar Paschoal e a Avenida Marechal Carmona. Isso vai permitir o acesso rápido das ambulâncias que saem da base rumo à via expressa.

O botão conectado ao semáforo da Via Expressa Waldemar Paschoal fica posicionado em uma cabine do SAMU, e poderá ser acionado em casos de emergências. A Emdec realizou estudos e simulação de uso para que o tempo após o acionamento, até o fechamento do semáforo, seja adequado tanto à chegada das ambulâncias à via expressa, quanto a parada segura dos veículos que trafegam pela via.

A implantação foi iniciada no final de março, e contou com diversas etapas. A Emdec realizou vistorias no local e testes de programação em laboratório, além de simulação de uso do sistema e cálculos do tempo necessário entre o acionamento do botão e o fechamento do semáforo.

Advertisement

O semáforo entre as vias Waldemar Paschoal e Marechal Carmona é considerado“inteligente”. Neste sistema, câmeras detectam o fluxo de veículos na via para o ajuste de tempos semafóricos. Durante o período sem o acionamento de emergência pelo SAMU, o semáforo “inteligente” funcionará normalmente.

Bombeiros
Esta é a primeira vez que o SAMU, em Campinas, recebe a botoeira conectada ao semáforo. O sistema para atendimentos prioritários já foi implantado pela Emdec em duas unidades do Corpo de Bombeiros.

Em fevereiro, o botão foi instalado pela primeira vez na unidade da corporação, na região do Jardim do Lago, agilizando o fluxo da Avenida Jamil Gadia em direção à Avenida das Amoreiras; e em março, a segunda botoeira foi adotada na unidade da região central, acionando conjunto semafórico no cruzamento entre as ruas José Paulino e Ferreira Penteado.

Advertisement

Esta terceira implantação do sistema para atendimentos prioritários reforça o nosso compromisso em auxiliar os serviços de emergência na nobre missão de salvar vidas, com o máximo de agilidade e eficiência”, destaca Vinicius Riverete, presidente da Emdec.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare