Connect with us

Geral

EGDS e Defesa Civil fazem capacitação para servidores públicos da região

imagem 53

A Defesa Civil municipal e a Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) da Prefeitura de Campinas abriram nesta segunda-feira, dia 8 de novembro, o Curso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS – sigla em inglês), dirigido a servidores públicos que atuam na Defesa Civil de 11 municípios da região. A capacitação, cujo foco central é a utilização dessa ferramenta em saúde pública, também conta com apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de SP (IFSP) – Campus avançado de Rio Claro.

 

 

Advertisement

O treinamento ocorre no Centro de Resiliência as Emergências, instalado no Parque Ecológico de Campinas. As atividades continuam até a próxima sexta-feira. No encerramento, no dia 11, haverá um exercício prático de emergência com a ferramenta SiSS-Geo, para que na simulação os agentes possam agir numa situação de busca ativa de febre amarela. O curso também faz parte da programação local da Semana Estadual de Mobilização para Prevenção das Arboviroses.

 

 

Advertisement

O uso do aplicativo SISS-GEO permite ação integrada e mais rápida na identificação de possíveis situações emergenciais em saúde pública. A ferramenta foi elaborada para que se possa registrar, online ou offline, as observações de maneira rápida, contribuindo de forma direta com a construção de um sistema de utilidade pública para prevenção de doenças, em animais e em pessoas. O aplicativo permite o envio de informações sobre os animais, sua localização, características do ambiente e fotos, além do registro de sugestões, dúvidas e até mesmo críticas ao sistema.

 

 

Advertisement

Os municípios envolvidos no treinamento são Campinas, Artur Nogueira, Atibaia, Bragança Paulista, Itatiba, Jaguariúna, Lindóia, Pedreira, Pinhalzinho, Pirassununga e Vinhedo. Também participaram funcionários da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria da Saúde de Campinas, e do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

 

O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, explicou que o curso faz parte de um processo bastante amplo de treinamentos para diversas áreas, de acordo com seu foco de atuação. “Na capacitação anterior, que envolveu servidores públicos de Campinas, o foco era a Operação Verão. Dessa vez, a proposta é saúde pública, por isso haverá atividade envolvendo o Siss-Geo”, colocou.

Advertisement

 

Conforme a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, essa iniciativa conjunta com a Defesa Civil é fundamental dado a importância desse órgão que atua para promover uma cidade mais resiliente qualificando os servidores nos aspectos de prevenção aos desastres e questões urgentes na cidade.

 

Advertisement

 

“Nós cumprimos o nosso papel quando promovemos essa qualificação dos servidores. Nessa edição ficamos mais contentes por ampliar para outros municípios a possibilidade de acesso a formação nessa tecnologia (drones) para maior organização e estruturação das Defesas Civis nas cidades vizinhas e componentes da Região Metropolitana de Campinas”, argumentou.

 

Advertisement

 

Também de acordo com a secretária, poder oferecer a plataforma do EGDS numa integração com cidades vizinhas só tende a ampliar a importância das políticas públicas desenvolvidas no município, seja no âmbito de gestão de pessoas, seja no âmbito da Defesa Civil.

 

Advertisement

 

Drones

 

Advertisement

A Defesa Civil de Campinas possui seis drones, que são empregados nas ações do órgão, como monitoramento de queimadas e vistorias em áreas de risco. Os aparelhos também são utilizados na área de Saúde para controle de doenças, como a dengue. Já a Unidade de Vigilância em Zoonoses utilizará os drones no mapeamento de área de riscos de enfermidades causadas por animais. Os aparelhos podem, ainda, auxiliar em atividades da Guarda Municipal.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare