Connect with us

Geral

Édige: Prefeitura lança projeto contra violência nas escolas

imagem 103

A Prefeitura de Campinas lançou nesta terça-feira, dia 18 de abril, o Projeto Égide (Estratégia Integrada Contra Incidentes em Escolas), que institui, nas unidades de ensino municipais, um atendimento integrado e cooperativo entre a comunidade escolar, forças de segurança e equipamentos municipais para a proteção das pessoas nas escolas.

 

 

Advertisement

O Égide envolve tanto aspectos preventivos quanto de pronta-resposta para casos de incidentes críticos em ambiente escolar. “O protocolo envolve a congregação de esforços da Guarda Municipal, de toda a comunidade escolar, demais secretarias e órgãos públicos visando promover uma cultura de paz”, explica o vice-diretor da Academia da Guarda Municipal de Campinas, Fagner Pompiani, idealizador do projeto.

 

 

Advertisement

As ações de prevenção incluem a capacitação da comunidade escolar, investimento em tecnologia, com a instalação de 4.089 câmeras de vigilância nas 208 unidades municipais de ensino, preparação de salas seguras de monitoramento, campanhas de prevenção contra bullying, intolerância e diversidades, além combate à violência e às fake news. 

 

 

Advertisement

Segundo Pompiani, cada um dos órgãos envolvidos nesta sistemática de gestão integrada vai trabalhar dentro de sua área de competência. O programa prevê, ainda, que a comunidade escolar e familiar sejam capacitadas para identificar mudanças de comportamento dos estudantes e que essas informações sejam compartilhadas, para o monitoramento do aluno, caso ele apresente algum comportamento de risco.

 

Implantação

Advertisement

 

O projeto será implantado gradativamente a partir da próxima segunda-feira, dia 24 de abril. “Na próxima semana, caminhamos em direção às primeiras tratativas pragmáticas de implantação e, gradativamente, seguiremos para as outras etapas. Essa parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria de Segurança vai trazer confiança e preparo para enfrentar a situação de incidentes em escolas”, disse o secretário de Educação, José Tadeu Jorge. Nesta primeira fase do cronograma, haverá reuniões entre a Guarda Municipal e diretores de escolas para apresentação e instrução sobre o projeto. Professor Tadeu também anunciou que está elaborando projetos de lei para contratação de psicólogos e assistentes sociais que vão atuar em ambiente escolar.

A implantação de câmeras de monitoramento nas escolas está prevista para o segundo semestre. A Secretaria de Educação está definindo a compra destes equipamentos. 

Advertisement

 

Ações contra a violência nas escolas

 

Advertisement

O prefeito Dário Saadi lembrou das ações emergenciais que vêm sendo desenvolvidas para o combate e a prevenção à violência nas escolas, como a criação do Comitê de Gestão Integrada para a cultura de paz para compartilhamento de informações em tempo real entre diversos órgãos, o reforço de patrulhamento da Guarda Municipal no entorno das escolas e a criação do canal exclusivo e prioritário da GM com as escolas, além da inclusão das instituições de ensino privadas no Monitora Campinas. “A união de esforços das instituições envolvidas foi muito importante para dar esta primeira resposta. Agora vale, com a apresentação do Égide, uma reflexão mais profunda, focando na prevenção, na capacitação. Esse protocolo vai ser apresentado e discutido com todas as equipes das escolas municipais”, explicou o prefeito. 

 

 

Advertisement

Ainda no escopo de prevenção, o Égide também envolve um chamado A.R.I.E.S. (alerta, resposta orientada, informação, evacuação ou confinamento, com segurança e suporte), no qual a comunidade escolar receberá um treinamento para que funcionários, alunos e professores saibam como agir em caso de emergências, sejam por ocorrências de violência, desastres naturais (enchentes) ou acidentes. 

 

 

Advertisement

No aspecto de pronta-resposta, o Égide institui um protocolo de integração coordenada por equipamentos municipais (Guarda Municipal, Defesa Civil, Samu, Emdec), forças de segurança, como as polícias militar, civil e federal, Ministério Público e Poder Judiciário, para que cada instituição, na sua respectiva competência, possa atuar no caso de um incidente crítico na escola. 

 

 

Advertisement

Saadi ressaltou a importância do combate às fake news e do acompanhamento dos pais na vida dos seus filhos. “Cuidado com as informações que chegam nas redes sociais. Não compartilhem sem saber a veracidade daquele conteúdo. E os pais devem acompanhar a vida escolar dos filhos”, recomendou o prefeito.

 

 

Advertisement

Participaram do evento de lançamento do projeto o secretário Municipal de Segurança Pública, Christiano Biggi; a Comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares; o Comandante do CPI-2 da Polícia Militar, Coronel Adriano Augusto Leão; o diretor do Deinter 2 da Polícia Civil, Fernando Bardi; o delegado chefe da Polícia Federal de Campinas, Edson Geraldo de Souza. Também estiveram os vereadores Major Jaime, Débora Palermo e Marcelo Silva.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare