Connect with us

Geral

Defesa Civil faz mais de mil atendimentos durante a Operação Verão

imagem 209

A Defesa Civil de Campinas divulgou nesta terça-feira, dia 26 de abril, o balanço da Operação Verão 2021/2022. Realizada entre os meses de dezembro de 2021 e março de 2022, a Operação mobilizou diversas áreas no socorro a situações de emergência e desastres ocasionados pelas chuvas fortes e temporais típicos do verão. O número de ocorrências atendidas chegou a 1.013, um aumento de 10% em relação à operação anterior, quando foram atendidas 920 ocorrências. 
O diretor do Departamento de Defesa Civil do município, Sidnei Furtado, reforça a importância da visão sistêmica para acompanhar as ocorrências. “É fundamental a integração dos órgãos da Prefeitura e dos demais  integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil para atuar nas situações de emergência. Quando os envolvidos têm a visão do todo, ampliamos nossa capacidade de superar as adversidades e, desta forma, conseguimos minimizar as consequências”, disse. 
Durante o período, o índice pluviométrico ficou acima de 80 milímetros em 21 dias, caracterizando Estado de Atenção e desencadeando vistorias em áreas de risco.
Mesmo com o período de chuvas, ainda houve 26 dias em que a umidade relativa do ar ficou baixa, entre 20 e 30%; e em quatro dias ficou abaixo de 20%, caracterizando Estado de Alerta. Nessas situações de tempo seco, o sistema de Defesa Civil também atua, alertando a população para os cuidados necessários, como se abrigar do sol e cuidar da hidratação.
Outras ocorrências
A Defesa Civil também atua em outros tipos de ocorrências, além das causadas por questões climáticas. Entre estas estão quedas de árvores, derrubada de muros e alagamentos de residências. O setor foi importante, ainda, nos cuidados com a pandemia, tendo participado de desinfecções de locais públicos e grupos de trabalho contra a covid-19.
No total, entre o final de 2021 e o primeiro trimestre deste ano, o serviço atendeu a 2.007 ocorrências e 9.408 ligações telefônicas. Houve crescimento nas solicitações, já que em 2020/2021, o número de ocorrências ficou em 1.978, e o de ligações telefônicas, em 13.951.
Entre dezembro de 2021 e março de 2022, também foram enviados 841 alertas para a população. Todos ficam disponíveis no site: https://resiliente.campinas.sp.gov.br/ .
Nesse mesmo período, foram registradas 208 quedas de árvore e 133 alagamentos em vias ou imóveis. Também foi registrado um óbito, a morte de uma mulher vítima de um acidente com enxurrada na Avenida Princesa D’Oeste. 
Outro destaque para o trabalho da Defesa Civil foi a realização de 95 vistorias preventivas e o monitoramento e vistoria das 18 áreas de risco. Também foram realizadas 218 desinfecções no entorno de hospitais e terminais de ônibus. 
Assistência Social
Por meio do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências, a Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos acolheu a população atingida por alagamentos e deslizamentos.
No total, 167 pessoas de 63 famílias foram atendidas, sendo 14 dessas famílias abrigadas na casa de parentes, recusando a ida para os abrigos municipais. O Cartão Nutrir foi entregue para 48 famílias, para compra de alimentos. A Secretaria também distribuiu provisões materiais como colchões, cobertores e travesseiros.
A Operação Verão é conduzida por uma força-tarefa chamada “Comitê Municipal de Gestão de Risco de Desastres”. Liderado pela Defesa Civil, o grupo é formado por um representante titular e um suplente de cada órgão envolvido: secretarias municipais de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; Saúde; Comunicação; Planejamento e Urbanismo;  Habitação; Educação; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Também fazem parte a Sanasa e a Emdec.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare