Connect with us

Geral

Defesa Civil entrega bomba de combate a incêndio à Mata de Santa Genebra

imagem 157

A Defesa Civil de Campinas entregou para a Mata de Santa Genebra um kit de combate a incêndio para picape do tipo motobomba para auxiliar em emergências da Operação Estiagem. O kit poderá ser utilizado pela equipe da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), responsável pela conservação e gestão da Mata, pelos próximos quatro meses. A entrega foi realizada no estacionamento do Paço Municipal. Antes, na Sala de Resiliência, uma reunião com a equipe da FJPO tratou das vistorias preventivas, fluxos de trabalho e de comunicação entre a Fundação e a Defesa, que é o órgão responsável pela coordenação da Operação Estiagem a ser iniciada na próxima semana. 

 

A reunião foi conduzida pela equipe da Defesa Civil: o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado; e o coordenador de Operações, Daniel Oliveira. Por parte da Mata de Santa Genebra, participaram a diretora técnica, Sabrina Martins; a bióloga, Laís Assis; e o chefe da Brigada, Valdinei Custódio. 

Advertisement

 

Entre os pontos abordados na reunião estão os próximos treinamentos a serem realizados pela equipe da Mata com os servidores e com a comunidade. No próximo dia 13 de maio, sábado, já está marcada uma atividade de prevenção de incêndio com orientações aos moradores do entorno e entrega de materiais educativos. “A Mata de Santa Genebra já se prepara para a Operação Estiagem. Estamos realizando reuniões com vários órgãos, tanto da Prefeitura de Campinas, quanto externos para que possamos articular e planejar ações integradas para combater incêndios florestais que possam ocorrer neste período”, afirmou Sabrina Martins. 

 

Advertisement

Para Sidnei Furtado, a reunião com a Mata foi importante para definir pontos de trabalho conjunto no âmbito da operação estiagem, entre eles estão as vistorias preventivas realizadas pela Defesa Civil, a participação da Fundação nas reuniões e atividades preparatórias, além dos fluxos de comunicação de ocorrências.

 

A motobomba disponibilizada pela Defesa Civil para a Mata tem capacidade de 400 litros de água. Além do equipamento, a Fundação também iniciará na próxima segunda-feira, 1º de maio, o esquema de plantão para realização de rondas preventivas no território da Mata, além de manter equipe de sobreaviso para acionamentos 24 horas por dia nos sete dias da semana. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare