Connect with us

Geral

Cultura promove a 1ª Feira Afro Literária “Laudelina de Campos Mello”

imagem 147

Pela primeira vez, Campinas realiza a Feira Afro Literária para dar visibilidade e apoiar iniciativas voltadas à literatura desenvolvidas por pessoas negras de Campinas e região. A edição inédita ocorrerá neste sábado e domingo, dias 19 e 20, e prossegue no próximo final de semana, 26 e 27, na Estação Cultura. A entrada é gratuita e a realização é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para marcar o Mês da Consciência Negra. 

 

O evento no sábado abre às 12h, com a apresentação do Pretas & Pretos, um dos grupos de representatividade pertencente ao Instituto Anelo. Às 14h, ocorre a Roda de Conversa com os autores e autoras, no Auditório da Estação. Durante o evento, os estandes estarão no Saguão da Estação, com a venda dos livros. No domingo, o encontro abre às 13h, com os estandes dos livros e autores. 

Advertisement

 

Com o nome de 1ª Feira Afro Literária “Laudelina de Campos Mello”, o programa nasce com a missão de valorizar o conhecimento e a produção intelectual da população negra, em especial, de Campinas, mas também da região

 

Advertisement

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, destaca a importância em dar espaço e revelar escritores negros que, muitas vezes, precisam desse estímulo para poderem ser reconhecidos. “Ficamos felizes por trazer esses talentos ao público”. 

 

A proposta nasceu de um encontro de Francisco Lima Neto, um dos curadores, com o prefeito de Campinas, Dário Saadi que, juntos, tiveram a ideia de promover a Feira. 

Advertisement

 

Francisco Lima Neto tem atuado no resgate da biografia de personalidades e eventos históricos de Campinas e região. Para ele “é muito importante que autores negros, que trazem, por meio da escrita, sua força, sua sensibilidade e sua luta para vencer os preconceitos e construir um mundo mais igualitário, participem dessa iniciativa histórica, para que essas obras sejam, cada vez mais, difundidas e possam inspirar outras pessoas”.

 

Advertisement

“A Feira Afro Literária Laudelina de Campos Mello e suas linguagens surge de uma saudável provocação. E Campinas, com sua efervescência literária, trará alguns autores negros dentre muitos que a Cidade tem para celebrar junto à população o quão importante e atuante é a Comunidade Afrodescendente no desenvolvimento da cidade em seus diversos meios. No campo literário também temos muito que nos orgulhar e divulgar que o município é um grande produtor de obras que registram e evidenciam a história de um povo da cidade e de nosso país em sua diversidade”, acrescenta Dandewara Pereira, organizadora da Feira Afro Literária e também coordenadora das Bibliotecas Municipais da Prefeitura. 

 

Sobre Laudelina

Advertisement

 

Laudelina de Campos Mello foi uma ativista dos direitos trabalhistas das empregadas domésticas e, graças à sua luta, a categoria conquistou o direito à carteira profissional assinada e aposentadoria. 

 

Advertisement

Nasceu em Poços de Caldas, em 1904, e morreu em Campinas, em 1991, aos 86 anos. Laudelina, também conhecida como dona Nina, viveu em Campinas por mais de 40 anos e lutou contra o racismo, machismo e o apartheid que existia na cidade. Sua casa se tornou a sede do Sindicato das Empregadas Domésticas, instituição fundada por ela.

 

Instituto Anelo

Advertisement

 

Pretas & Pretos é um dos grupos de representatividade pertencentes ao Instituto Anelo, que oferece aulas gratuitas de música no Distrito do Campo Grande, região noroeste da cidade.

 

Advertisement

Formado em 2021, o grupo surgiu da necessidade de valorizar e destacar a presença do negro no Instituto Anelo, cujo quadro de professores é de maioria preta. O grupo é formado por professores e colaboradores da instituição e aposta em um repertório de composições próprias como Deixa a Senzala, Carapuça e SambaColá, todas de autoria de Luccas Soares, e Queremos Mudar o Mundo, de Josimar Prince, mescladas com standards da música brasileira que se tornaram sucesso com artistas negros, como Tributo a Martin Luther King, de Wilson Simonal e Ronaldo Bôscoli, e Olhos Coloridos, do cantor e compositor Macau, canção esta consagrada na voz de Sandra de Sá.

 

Participantes da Feira

Advertisement

 

Airton Pereira Junior, Alessandra Ribeiro, Carolina Gonçalves, Francisco Lima Neto, Jeniffer Fernanda de Oliveira Francisco, Lucas Soares. Luci Chispim Pinho Micaela, Maria Alice da Cruz, Maria da Conceição Francelino, Tainá Mesquita, Valdir Oliveira e Viviane de Paula e Eliane Jocelaine Pereira, secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. 

 

Advertisement

 

Eliane Jocelaine também participará da Roda de Conversa, marcada para o dia 26 juntamente com Airton Pereira Junior. No dia 27 haverá venda dos livros. 

 

Advertisement

 

Serviço

 

Advertisement

1a Feira Afro Literária “Laudelina de Campos Mello”

 

Dia e local: sábado e domingo, dias 19 e 20, e prossegue no próximo final de semana, 26 e 27, na Estação Cultura.

Advertisement

 

Dia 19: abertura às 12h

 

Advertisement

Dia 20: abertura às 13h

 

Entrada é gratuita 

Advertisement

 

Realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para marcar o Mês da Consciência Negra. 

 

Advertisement

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare