Connect with us

Geral

Confira a programação do Museu da Imagem e do Som para este fim de semana

imagem 215

Para quem curte cinema, o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas está com uma programação especial do Cineclube para esta sexta-feira, 21, sábado, 22, e domingo, dia 23 de outubro. As sessões são gratuitas e seguidas de debates sobre as produções.

 

São dois espaços para a programação: Sala de Exibição e Sala Glauber Rocha. 

Advertisement

 

A programação está abaixo. Os próximos filmes serão divulgados a cada semana.

 

Advertisement

Sexta-feira, 21/10 

 

Direção de Vojtěch Jasný

Advertisement

 

Tcheco, colorido, legendado, 101 min.

 

Advertisement

Curadoria de Claudia Bortolato

 

Estudos sobre a História do cinema – Ciclo anos 1960: O colapso do cinema romântico e o advento do Modernismo 

Advertisement

 

Nos anos 1960, novas cinematografias ganham fôlego e são os “Cinemas Novos”, produções de caráter crítico, em equilíbrio com poesia, busca de compreensão da alma humana e experimentalismo. Um Dia, Um Gato é um bom exemplo, a narrativa se passa na chegada de uma trupe circense em um vilarejo. O grupo é composto por um mágico, um gato que usa óculos e a própria Juventude. Quando o bichano ilustre fica sem seus óculos ele enxerga as pessoas pelas cores que lhes definem a personalidade. A atmosfera inocente do filme não se sobrepõe à crítica, à hipocrisia e ao conservadorismo.

 

Advertisement

 

 Amanhã Você Vai Embora (2021) – 19h30 – 14 anos

 

Advertisement

Direção Gê Filho e Wagner Kampynas

 

Brasil, colorido, 90 min., original em português

Advertisement

 

Cinema da Casa

 

Advertisement

Com a presença dos diretores

 

Jairo é um paciente internado no manicômio que espera ansiosamente por sua alta. Depois de anos, seu desejo pode ser realizado com a ajuda de seu médico e amigo Dr. Maurício é responsável por sua cura, porém uma enfermeira mórbida pode atrapalhar esse sonho. Surpresas e revelações fazem parte dessa história intrigante e perturbadora.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Sábado, 22/10 –

 

Direção Orson Welles

Advertisement

 

França, PB, 119 min., legendado

 

Advertisement

Laerte Ziggiatti

 

Joseph K é um burocrata que acorda de manhã e dá com dois estranhos em seu quarto, que o tratam como suspeito, não lhe dando nenhuma informação sobre o motivo da denúncia. Na tentativa de descobrir do que o acusam, K. Inicia uma busca insana pelos meandros da burocracia estatal, mergulhando no pesadelo de um mundo hostil e impessoal.

Advertisement

 

Baseado no romance homônimo de Franz Kafka, o filme divide com Cidadão Kane (1942) a qualidade de obra mais pessoal de Orson Welles, ambas concebidas com total liberdade de criação.

 

Advertisement

Em uma entrevista, o diretor explicitou seu objetivo ao filmar o romance de Kafka: “Eu quis pintar um pesadelo muito atual, um filme sobre a polícia, a burocracia, o poder totalitário do Estado, a opressão do indivíduo na sociedade”.

 

 ADORÁVEIS MULHERES (2020) – 19h30 – 10 anos

Advertisement

 

Direção de Greta Gerwig

 

Advertisement

EUA, colorido, legendado, 135 min.

 

Curadoria de Nayara Lopes

Advertisement

 

Ciclo Mulheres na Direção

 

Advertisement

As irmãs Jo, Beth, Meg e Amy amadurecem na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. Com personalidades completamente diferentes, elas enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor que nutrem umas pelas outras.

 

 

Advertisement

Domingo, 23/10 –

 

Direção de Jean-Luc Godard

Advertisement

 

França, Colorido, 96 min. Legendado

 

Advertisement

Curadoria de Ricardo Pereira, Claudia Bortolato , Carlos Tavares e João Buhrer

 

Mostra “Godard, o subversivo”

Advertisement

 

Na Paris de 1967, cinco estudantes universitários, liderados por Veronique (Anne Wiazemsky) e Guillaume (Jean-Pierre Léaud), passam as férias de verão trancados em um apartamento emprestado dos pais ricos de um amigo. O grupo, que também inclui Henri (Michel Semeniako), Yvonne (Juliet Berto) e Kirilov (Lex de Bruijin), passa o tempo estudando textos políticos e discutindo como podem aplicar os ensinamentos de Mao Tsé-Tung para suas próprias vidas. “A Chinesa marcou um ponto de virada na obra de Godard. O romantismo e a diversão de seus filmes anteriores seriam substituídos pelos próximos anos por um compromisso de explorar a ideologia política em um estilo cada vez mais abstrato e fragmentado.

 

Advertisement

VENTO DO LESTE (1970) – 17h30 – 16 anos

 

Direção de Jean-Luc Godard

Advertisement

 

França, Colorido, 100 min. Legendado

 

Advertisement

Curadoria de Ricardo Pereira, Claudia Bortolato , Carlos Tavares e João Buhrer

 

Mostra “Godard, o subversivo”

Advertisement

 

Realizado pelo Grupo Dziga Vertov, coletivo de cineastas politicamente ativos criado por Jean-Luc Godard e Jean-Pierre Gorin em 1968, o filme ficou conhecido como faroeste revolucionário. Ele trata de inúmeras questões a respeito das posições políticas anticapitalistas, mas principalmente de questões sobre a ideologia das composições do cinema que são antecipadamente consideradas naturais, como a junção da imagem e do som.  

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare