Connect with us

Geral

Conferência celebra relação de 25 anos com cidade-irmã de Fuzhou

imagem 46

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico participou de um evento on-line, no dia 8 de novembro, que celebrou os 25 anos de relação de cidade-irmã entre Campinas e o município de Fuzhou, na China. No encontro, foi apresentado um panorama atual das duas cidades, principalmente em relação aos números da economia e iniciativas nas áreas de desenvolvimento, tecnologia, educação e cultura. Fuzhou é cidade-irmã de Campinas desde 1996, ano em que a cidade recebeu a visita do então governador da província de Fujian, Xi Jinping, que hoje é presidente da República Popular da China. Fuzhou é a capital da província de Fujian.

 

 

Advertisement

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, destacou que os aspectos em comum às duas cidades favorecem o fortalecimento da cooperação entre elas “Campinas e Fuzhou têm uma forte vocação tecnológica e nesses 25 anos inovaram, se adaptaram às transformações digitais e hoje são referências mundiais em desenvolvimento. Por isso, essa conferência foi um momento muito importante para a troca de conhecimento e identificação de potencialidades para que as duas cidades caminhem juntas e sejam ainda mais prósperas”, afirmou a secretária. 

 

 

Advertisement

O professor Newton Frateschi, que lidera os projetos de inovação da secretaria, apresentou a cidade como um hub de ciência e tecnologia, com localização estratégica e grande infraestrutura. Frateschi falou sobre alguns pilares de cidade inteligente cujos projetos estão em andamento, como a estruturação da rede de fibra ótica para o rastreamento veicular inteligente e implantação de sistemas baseados em internet das coisas, além das iniciativas de desburocratização, que permitem a emissão de um alvará de forma 100% digital a depender da atividade da empresa. “Campinas é uma cidade ímpar que reúne todos os atores para um sistema de inovação”, concluiu o professor.

 

 

Advertisement

O diretor de relações internacionais da cidade de Fuzhou, Wu Xiaojie, exaltou a relação de 25 anos entre as duas cidades e informou que o município chinês tem recebido apoio do governo para o desenvolvimento de um ambiente de negócios internacional “Campinas é um expoente do conceito de cidade inteligente e tem uma perspectiva de desenvolvimento muito promissora. Há um horizonte de muitas possibilidades para o compartilhamento de experiências na área digital entre nossos especialistas, além da relação comercial. Desejamos que os povos das duas cidades sejam cada vez mais beneficiados com os frutos desta cooperação”, explicou Xiaojie.

 

 

Advertisement

Também participaram do encontro pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico o diretor de Cooperação Internacional, Gustavo Boccaletti, e a coordenadora do departamento, Bruna Santos. Já representando a cidade chinesa, participaram do encontro on-line o vice-diretor de relações internacionais, Zhang Ping, o diretor da Comissão Municipal de Desenvolvimento de Big Data, Zhang Jihuan, o diretor do escritório comercial, Chen Wei, e o vice-reitor da Universidade de Minjiang, Ke Jian.  

 

 

Advertisement

Campinas tem estabelecido parcerias com a cidade de Fuzhou nos últimos anos. Em 2019, foi feita uma parceria para a concessão de bolsas de estudo em um programa de MBA internacional na universidade de Minjiang. No ano passado, durante o período crítico da pandemia, Fuzhou fez uma doação de 30 mil máscaras descartáveis para suprir a rede municipal de saúde. Hoje Campinas conta com um escritório em Fuzhou para estimular as relações bilaterais em comércio exterior e investimentos.

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare