Connect with us

Eventos

Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa em Jundiai

vinho

A 1ª edição do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa – CBVM será nos dias 01 a 03 de agosto no novo Centro de Enologia da cidade de Jundiaí, localizado na ETEC Benedito Storani -Etec BeSt, que pertence ao Centro Paula Souza.

O Brasil é, ao lado dos Estados Unidos, um dos maiores produtores de vinhos de uvas híbridas e americanas do mundo. Os vinhos de mesa representam a identidade vinícola nacional e as tradições dos imigrantes europeus. Segundo a empresária Zoraida Lobato, um dos objetivos do concurso é implementar e consolidar a ideia de que os vinhos de uvas híbridas – muitas delas excepcionalmente desenvolvidas ao longo de anos de pesquisas e do trabalho dedicado dos melhores técnicos em agricultura do país – oferecem qualidade, boas características organolépticas e, consumido com moderação, também traz benefícios à saúde.

Os vinhos serão avaliados por categorias e os critérios seguirão as mesmas regras utilizadas em todos os concursos internacionais. Presidido pelo jornalista Eduardo Viotti e coordenado por José Luiz Tavares, o corpo de jurados conta com a presença de Mauro Celso Zanus, da Embrapa (RS), Vinícius Caliari (SC), Irineu Guarnier (RS), Veronica Pavan (SP), Fausto Longo  (SP), Marite Dal’Osto (SP, Fabio Lenk (PE), Renato Frascino (SP), Debora Colombo (SP) e Rogerio Raupp Ruschel (SP).

Advertisement

A realização desse concurso inédito conta com o apoio da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, da Consevitis RS – Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul, da Fecovinho – Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul, do SindVinho – Sindicato da Indústria do Vinho MG e Sindivinho RS; da Prefeitura de Jundiaí, SP, e do Centro de Enologia da ETEC Benedito Storani (Etec BeSt). 

Sobre o novo Centro de Enologia da Etec Best

O novo Centro de Enologia da cidade de Jundiaí, localizado na ETEC Benedito Storani -Etec BeSt (Centro Paula Souza), passa a oferecer a partir desse segundo semestre o primeiro curso técnico em Viticultura e Enologia do Estado de São Paulo. As modernas instalações possibilitarão aos produtores de vinho da cidade e de toda a região a concepção, elaboração e envase, supervisionados por técnicos e alunos da escola. O Centro de Viticultura e Enologia conta com Planta Didática Produtiva de Vinho e Suco de Uva, área de envase, adega para armazenamento dos vinhos e o laboratório de análise sensorial e harmonização.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare