Connect with us

Eventos

‘Comida di Buteco’ reúne 56 bares de Campinas com petiscos a R$ 35: confira os participantes

comida di buteco

O concurso ‘Comida di Buteco‘ está em sua 14ª edição em Campinas, e este ano conta com um recorde de participantes, totalizando 56 bares inscritos. A competição, que busca eleger o melhor boteco da cidade, ocorre entre os dias 5 e 28 de abril.

Todos os estabelecimentos competem apresentando um petisco especial com valor fixo de R$ 35. Uma novidade desta edição é a inclusão de um bar de Jaguariúna (SP), que se junta aos outros 55 butecos de Campinas.

O concurso segue regras específicas, dividido em duas etapas. A primeira etapa ocorre entre os dias 5 e 28 de abril, através de votação popular e a avaliação de três jurados, os quais elegem o melhor buteco da cidade. Nessa fase, o voto do público tem peso equivalente a 50% do total, enquanto os jurados também contribuem com os restantes 50%.

Advertisement

Na segunda etapa, os vencedores de cada um dos 27 grupos de cidades participantes avançam. Nessa fase, novos jurados percorrem o Brasil com o objetivo de eleger o melhor bar do país. O vencedor é anunciado em julho, durante um evento em São Paulo.

Tanto o público quanto os jurados atribuem notas de 1 a 10 ao visitar os estabelecimentos, avaliando critérios como atendimento, temperatura da bebida, higiene e, principalmente, o petisco. A pontuação do petisco representa 70% do peso total da nota, enquanto as outras categorias têm um peso de 10% cada.

Com o slogan “Somos Todos Buteco”,o concurso comemora 24 anos de existência e, segundo os organizadores, pretende reforçar o papel do “buteco” como um grande protagonista da sociabilidade brasileira, ressaltando o que seria uma “cultura de buteco”.

Advertisement

O evento foi criado em 2000 em Belo Horizonte (MG) com objetivo de resgatar butecos familiares e a cozinha raiz e, ao longo dos anos, acabou sendo ampliado para outras cidades em todo o Brasil, reunindo, nesta edição de 2024, 1.100 butecos em todo o país.

Atualmente são 40 municípios 12 estados e o Distrito Federal. A cada edição 20% da base de participantes é renovada para, segundo a organização, fomentar a competitividade e sempre permitir o acesso a novos estabelecimentos.

Restaurantes participantes do ‘Comida di Buteco’

  1. Augusta – Coxinha na pipoquinha – Coxinhas de recheadas com queijo provolone, salame e requeijão cremoso, empanadas na quirera, acompanhadas de geleia de caipirinha de abacaxi.
  2. Bar Cantinho do Buzina – Baroneza – Bolinhos de massa de costelinha desfiada com purê de batata temperado com ervas e especiarias. Acompanha molho da casa.
  3. Bar da Arvore – UAI SÔ ! – Lanche em formato boquinha de anjo recheado com linguiça artesanal mineira, purê de abóbora cabotia, molho barbecue,, molho de queijos levemente picante, vinagrete, e queijo muçarela.
  4. Bar da Vila – Croquetes da dona Marisa – Croquetes de carne servidos com molho de maionese caseira.
  5. Bar do André – Carnaval 2.4 – Lanche boquinha de anjo recheado com linguiça de porco, queijo provolone, queijo muçarela e rúcula. Acompanha mandioquinha frita.
  6. Bar do Baú – CHICHARRO – Atum chileno com grão de bico e tomate seco temperado com azeite e especiarias, servido na barquete.
  7. Bar do Braz Croquete – BraZileiro – Croquete de cupim e ponta de peito recheado com queijo provolone e azeitonas pretas. Acompanha pimenta dedo de moça em conserva com alho.
  8. Bar do Cação – Gostinho do Verão – Lanche boquinha de anjo recheado com carne bovina defumada e condimentada, molho a base de mostarda e alcaparras, pepinos em conserva e queijo gouda.
  9. Bar do Carioca – Baía de Guanabara – Camarões envoltos em arroz cremoso empanados com farinha de milho flocada. Acompanha bolinhas de queijo com manjericão e molhos de hortelã com limão siciliano e molho rose picante.
  10. Bar do Fumagalli – Feijuca da Eva – Rolinho de feijoada na massa oriental. Acompanha torresminhos, vinagrete e cachaça da casa.
  11. Bar do Furlan – 1974 – Bolinho de carne recheado com queijo muçarela e queijo gorgonzola.
  12. Bar do Léo (Jaguariúna) – Vô na Lata – Carne de porco frita na banha e armazenada na lata com risoto de canjiquinha, chutney caipira e taioba refogada no alho.
  13. Bar do Luiz – Raiz do Luiz – Língua de boi regada ao molho de tomate acompanhada de pãezinhos.
  14. Bar do Mingo – Sabor do Céu – Lanche boquinha de anjo recheado com linguiça caipira, queijo muçarela, bacon, cebola, ovo, tomate e rúcula, com molho agridoce de pimenta e maionese de azeitonas pretas. Acompanha mandioca frita.
  15. Bar do Nicola – Fishcake – Bolinhos feitos de purê de batata e bacalhau, empanados e fritas. Acompanha molho de manteiga ao limão.
  16. Bar do Português – Surpresas do Portuga – Bolinho de bacalhau recheado com queijo gorgonzola. Acompanha geleia de pimenta.
  17. Bar do Rafa – Porpetinha de Carne – Porpetas de carne bovina empanadas e fritas.
  18. Bar do Saulo – ZIGALU – Bolinho com massa de batata recheado com calabresa, presunto, muçarela, cream cheese enrolado no bacon.
  19. Bar do Vô Mirão – Pork do Loco – Copa lombo defumada e desfiada acompanhada de pãezinhos e barbecue sauce.
  20. Bar Dona Flor – Camarão à Mineira – Risoto de camarão na cestinha de provolone com parmesão.
  21. Bar Du 6 – Moela Do Papai – Lanche em formato boquinha de anjo feito no pão francês, recheado com moela cozida no molho vermelho, muçarela e agrião fresco. Acompanha polenta frita da casa com ragu de músculo bovino.
  22. Bar Errejota – Explosão do Zóio da Vovó – Bolovos feitos com costela e requeijão cremoso, servidos com batatinhas baby ao molho de hortelã e creme de leite.
  23. Bar Preste Atenção – Abel Ferreira – Lanche em formato boquinha de anjo recheado com carne tipo chanfana, temperada no vinho com temperos e ervas especiais, queijo provolone derretido com cebola roxa, azeitonas pretas e rodelas de tomate.
  24. Bar Voga – voga 84 – Pastéis recheados de abóbora cabotia, carne seca e queijo meia-cura
  25. Bodega do Sagu – COSTELA BODEGA DO SAGU – Costela assada no bafo com mandioca cozida. Acompanha farofa, molho de alho, molho de pimenta e molho chimichurri.
  26. Boteco do Buza – Cuiabana Suína – Releitura da linguiça Cuiabana, feita com pernil suíno, toucinho, leite, queijo coalho, ervas e condimentos. Acompanha vinagrete de abacaxi.
  27. Boteco do Chicão – Desmiolado – Lanche boquinha de anjo recheado com lombo canadense, queijo prato, catupiry cremoso, rúcula e tomate.
  28. Boteco do Pezão – A louca da Rosana – Carne de lagarto bovino servido com vinagrete de jiló acompanhado de pãozinho crocante.
  29. Boteco Sem Frescura – Galinzé do Frescura – Coxinha da asa desfiada misturada à massa de batata com catupiry recheada com queijo muçarela, acompanhada de rodelas de milho cozido na manteiga e maionese de alho com parmesão .
  30. Boteko do Cunhado – Boca de Sogra – Sanduíche cortado em formato boquinha de anjo recheado com lagarto fatiado, queijo muçarela, queijo gorgonzola, folhas de rúcula e molho cremoso.
  31. Botequim de Barão – Cupinzeiro – Cupim assado no bafo por aproximadamente 8 horas (desfiado), acompanhado de creme de espinafre a base de catupiry e bacon e pão francês fatiado com tomate confitado.
  32. Botiquim Pedro II – Feijuquinha – Bolinhos de feijoada recheados com couve, carne seca, calabresa e bacon, servidos com vinagrete e pimenta dedo de moça.
  33. Chico Toicim Bar – Churros do Chico – Linguiça em forma de churros enrolada no bacon, recheada com creme de queijo.
  34. Dom Dama – Rabo Quente – Bolinho de massa de polenta recheado com ragu de rabada, acompanhado de geleia de pimenta.
  35. Edu Bar de Minas – Espia Só – Bolinhos de Jiló recheados com pernil de porco marinado na cachaça mineira, orapronobis e queijo meia cura. Acompanha molho de pimenta da casa e maionese de azeitona.
  36. Empório D’ Primeira – AGRO & MAR – Canapés de três sabores: recheio de carne de siri, de carne seca e de abobrinha acompanhados de molho verde.
  37. Eskina Bar – Fogão de Vó – Creme de mandioca ao molho de linguiça caipira com queijo gratinado, carne de panela, torresminho e gravetos de costela com queijo.
  38. Espaço In Bar – BAGUNÇA PAULISTA – Bolinho de Cuscuz Paulista recheado com Costela Defumada, Bacon e Queijo Provolone
  39. Estação Aquidaban – Cigarretes da Estação – Cigarretes de carne louca acompanhados de molho cheddar e bacon
  40. Estação Campineira – Majestade – Abóbora cabotia recheada com creme da abóbora, carne seca desfiada salteada na manteiga com bacon, molho bechamel e gratinada com queijo muçarela. Acompanha pãezinhos.
  41. Loschibar – LOSCHIBRIE – Croquetes recheados com queijo brie, presunto parma e damasco desidratado acompanhados de geleia de pimenta caseira.
  42. Malagueta Bar – Nois é Raiz – Bolinho de carne de sol na manteiga de garrafa com catupiry, recheado com queijo. Acompanha molho de pimenta. Acompanha licor de caju.
  43. Miúdo – Azarão – Cuzcuz frito servido com camarão e maionese de raiz forte.
  44. Ponto 1 – Bar Florentina – Singela homenagem à minha avó, Alejandra Florentina. Uma releitura da tortilla espanhola, um prato tradicional de lá. Acompanha molho cheddar.
  45. Praia Bar – Pé na Areia – Frango servido com quiabo crocante acompanhado de molho ranch.
  46. Quintal do Lindomar – Sabor do Quintal – Lanche boquinha de anjo recheado com Kafta, rúcula e queijo muçarela com molho de maionese de orégano.
  47. Quiosque da Horta – Primavera – Fraldinha desfiada com legumes, cerveja preta e requeijão, na massa do rolinho primavera frito, acompanhada de dois molhos, um de creme de torresmo e outro uma copota de cebola roxa.
  48. Rei do Joelho – SNACK DE SCHNITZEL DO REI – Pão bola recheado com pernil desfiado e empanado na farinha panko, queijo muçarela, saladinha e molho pesto de rúcula.
  49. Santo Espeto – Ai meu joelho! – Joelho de porco desfiado, salada de batata na mostarda, repolho refogado, vinagrete de abacaxi e acompanha pão francês.
  50. Seo Bar – Seo Bolinho – Bolinho de Costela recheado com pernil e queijo, empanado com quatro tipos de farinhas (trigo, milho, rosca e mandioca). Acompanha patê de ervas finas e o molho de pimenta agridoce caseiro.
  51. Seo Porqueta: The king of Pork – Anunciação – Hot Roll Misto de fraldinha e pernil desfiado, recheado com queijo muçarela empando com Doritos e farofa de bacon, finalizado catupiry e couve crispy. Acompanha molho tarê com redução de cachaça de rapadura, barbecue de whisky e maionese da casa.
  52. Seo Roma Bar e Restaurante – LAMPIÃO E MARIA BONITA – ‘Carne de sol desfiada, recheada com abóbora Cabotiã, queijo coalho enrolada no bacon. Acompanha molho de rapadura defumado’ .
  53. Seu Bonfim Butiquim – Bolinho Português – Bolinho típico português, feito com massa de batatas e tilápia. Acompanhado de molho á base de cebola roxa e limão.
  54. Sô Raiz Experiência – Sô Raiz – Bolovo de costela, chips de jiló e croquete de rabada.
  55. Tonel Boteco e Espetaria – Costela do Tonel – Lanche no formato boquinha de anjo recheado com costela desfiada, queijo muçarela, catupiry, bacon, cebola roxa e tomate.
  56. Villa Maria – Costelinha do Villa – Costelinhas suínas servidas com batata doce defumada.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare