Connect with us

Geral

Comitê de Gestão de Desastres apresenta balanço parcial da Operação Verão

imagem 282

O Comitê de Gestão de Risco e Desastres da Operação Verão 2022/2023 de Campinas apresentou na manhã desta sexta-feira, 31 de março, balanço parcial das ocorrências registradas e das medidas adotadas pela Defesa Civil do município entre os meses de dezembro de 2022 a março de 2023. Na ocasião também foi informada prorrogação da operação até o dia 15 de abril. 

 

De acordo com a coordenadora do Setor de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Campinas, Sueli Castiglieri, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) prevê a chegada de uma frente fria com rajadas de vento e grande volume de chuva nos primeiros dias de abril. “Com essa previsão é preciso manter as equipes mobilizadas para eventuais ocorrências dando continuação às ações estratégicas de prevenção de desastres”, explicou.

Advertisement

 

Sobre o balanço das medidas adotadas pela Defesa Civil desde de dezembro do ano passado até o final de março, foram publicados 930 alertas de condições meteorológicas. Os alertas ficam disponíveis no site https://resiliente.campinas.sp.gov.br/. Estes comunicados são relevantes para a prevenção de risco de desastres e estão incluídos os SMSs (mensagens de texto) enviados à população.

 

Advertisement

No mesmo período foram registradas 3.124 ocorrências relativas a chuvas – como alagamentos e queda de árvores, 75% superior ao ano passado, quando houve 1.776 registros. Só no mês de janeiro deste ano foram realizados 555 atendimentos em moradias alagadas. 

Os técnicos da Defesa Civil realizaram 170 vistorias preventivas em áreas consideradas de risco. Nos três primeiros meses da operação (dezembro a fevereiro), o telefone 199 recebeu 10.293 ligações da população.

O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, destacou que este foi um ano atípico no município. “Nos meses de dezembro e janeiro tivemos índices pluviométricos acima de 250 mm, registramos 498 quedas de árvores e 715 alagamentos em imóveis”, destacou.

Advertisement

 

Operação Verão

 

Advertisement

A Operação agrega um conjunto de medidas para a redução dos riscos de desastres, como vistorias preventivas e monitoramento de áreas de risco de enchentes, que tem como objetivo minimizar as consequências das chuvas fortes e dos temporais típicos da estação mais quente do ano.

As ações são conduzidas por um Comitê Gestor que reúne várias secretarias e órgãos municipais e seus servidores e foi criada pelo decreto 22.507, de 21 de novembro de 2022 e está sob o comando da Defesa Civil.

Prorrogação

Advertisement

 

A decisão de prorrogação da Operação Verão pelo Governo do Estado foi anunciada na quinta-feira, 30 de março, durante reunião realizada no Palácio dos Bandeirantes, na capital, com os coordenadores regionais de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, ocasião em que foi apresentado o balanço parcial das ocorrências em todo o território estadual.

 

Advertisement

O diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado que participou do encontro reforçou que as equipes de todos os municípios permanecerão mobilizadas. 

 

O balanço da operação de todo o Estado indicou o aumento de municípios atingidos no período na região de Campinas: foram 40, nove a mais do que na operação passada, com 14 feridos (12 a mais que na anterior). O número de mortes caiu. Foram duas mortes contra seis no ano passado. O número de desabrigados também cresceu, alcançando o total de 799 contra 51 na anterior e 4.546 desalojados (foram 142 em 2021/2022).

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare