Connect with us

Geral

Campo Belo sediou 6ª audiência pública da licitação do transporte coletivo

imagem 39

A região do Campo Belo recebeu a sexta audiência pública para o processo de concessão do sistema de transporte público coletivo de Campinas. A reunião foi realizada na noite de terça-feira, dia 3 de maio, na Igreja Missionária Água Vida, no bairro Cidade Singer. O encontro reuniu 79 pessoas. 

 

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Vinicius Riverete; secretário de Transportes, Fernando de Caires; Wilson Folgozi de Brito, diretor de Planejamento e Projetos da Emdec; e André Aranha Ribeiro, assessor executivo da Presidência da Emdec. Também participaram da reunião o vereador Carmo Luiz Gregório da Silva, membros do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), representantes e líderes de segmentos da sociedade, munícipes e técnicos da Emdec. 

Advertisement

 

Vinicius Riverete agradeceu à população do Campo Belo que compareceu, à noite, na audiência. “É muito importante ver a sociedade participando de audiência pública. É assim que vamos mudar as coisas. Participando, dando sugestões, conhecendo o projeto”, disse. 

 

Advertisement

O secretário Fernando de Caires também destacou a participação popular. “É fundamental a participação. Dar sugestões e fazer críticas. Com esse apoio, vamos construir um sistema de transporte que consiga ser seguro, confiável e de qualidade”, ressaltou. 

 

Durante a audiência pública, o presidente da Emdec, Vinicius Riverete, recebeu um abaixo-assinado dos moradores da região, solicitando a construção de um terminal urbano na área. 

Advertisement

 

Ao final da reunião, Riverete evidenciou a transparência do processo realizado pela Administração municipal, sob gestão do prefeito Dário Saadi. “A legislação pede que a gente faça apenas uma audiência pública. Mas nós escolhemos dar a maior publicidade, transparência e participação popular ao processo. Para que a gente possa melhorar a qualidade do transporte juntos”. 

 

Advertisement

A Administração realiza 11 audiências públicas para o processo de concessão do sistema de transporte público coletivo. As reuniões são coordenadas pela Emdec e pela Secretária de Transportes. O ciclo começou no dia 28 de abril, com a primeira reunião realizada no Salão Vermelho do Paço Municipal. Os encontros seguem até o dia 7 de maio. 

 

Bases para a licitação 

Advertisement

O novo sistema de transporte público coletivo municipal terá, como características, mais facilidade e mais meios para o pagamento da tarifa; ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes; mais informação, confiável e em tempo real; menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais; viagens mais rápidas; e o fim dos créditos expirados. 

 

O sistema será integrado com Bilhete Único valendo por 2h, como é hoje. Haverá um novo Bilhete Único, agora sob gestão da Administração municipal. Também haverá múltiplas formas de pagamento da tarifa (Bilhete Único, QR Code, cartão bancário, crédito, PIX e por aproximação). 

Advertisement

 

A frota do BRT será 100% elétrica; e será integrada ao sistema. Os ônibus terão ar-condicionado, Wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo. 

 

Advertisement

A concessão será por um período de 15 anos, podendo ser prorrogável por mais cinco anos. A operação será dividida em dois lotes: Lote 1 (Norte, Oeste, Noroeste) e Lote 2 (Leste, Sul, Sudoeste). Cada lote terá três áreas operacionais. Os investimentos serão de R$ 500 milhões no primeiro ano de contrato. E o subsídio da Administração municipal será de R$ 70,9 milhões no ano. 

 

Confira datas, horários e locais das próximas audiências públicas: 

Advertisement

 

– 04/05 – 10h às 12h – Campo Grande | Ginásio do Parque Floresta (R. Alziro Arten, s/nº). 

 

Advertisement

– 04/05 – 18h às 20h – Jardim Londres | Faculdade Anhanguera (R. José Rosolen, 171).

 

 

Advertisement

– 05/05 – 18h às 20h – Amarais | SEST SENAT (Av. Comendador Aladino Selmi, 1.395).

 

 

Advertisement

 – 06/05 – 18h às 20h – Barão Geraldo | Salão Paroquial Igreja Santa Isabel (R. Benedito Alves Aranha, 226). 

 

– 07/05 – 10h às 12h – Padre Anchieta | Espaço Cultural Maria Monteiro (R. Dom Gilberto Pereira Lopes, s/nº). 

Advertisement

 

O cronograma de audiências públicas também é divulgado nas redes sociais da Emdec. O hotsite (www.emdec.com.br/novotransporte) recebe atualizações contínuas sobre o processo. Desde as 18h do dia 28 de abril foi disponibilizado um formulário eletrônico para receber dúvidas e sugestões da população. Ele ficará disponível até as 23h59 do dia 7 de maio. 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare