Connect with us

Geral

Bosque dos Jequitibás será reaberto a partir deste sábado, 12 de agosto

parques públicos

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, reabrirá o Bosque dos Jequitibás neste sábado, 12 de agosto, após conclusão do manejo das árvores. O parque volta a funcionar de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. O local, uma das principais áreas de lazer da cidade, estava fechado desde o dia 24 de janeiro. É um dos 25 parques e bosques de Campinas e recebe mais de 100 mil visitantes por mês.

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que, para reabrir o bosque com segurança aos visitantes, foram suprimidas 98 árvores que apresentavam algum risco de queda. Ele também ressalta que já iniciou o plantio de mudas, em uma antiga trilha, que havia no meio do parque. “No total, serão plantadas 25 árvores para cada uma que foi extraída, conforme prevê a legislação. Parte delas será no bosque e outras em praças e áreas verdes da bacia hidrográfica do Ribeirão Anhumas. Iniciamos o plantio no Bosque dos Jequitibás, com 50 mudas de árvores”, disse.

As espécies que já foram plantadas são aldrago, fedegoso, aroeira pimenteira, embaúba, unha de vaca, guanandi, guaçatonga, bacupari, angico-vermelho, jequitibá rosa, jequitibá branco, entre outras.

Advertisement

O parquinho e a academia do parque também passaram por reforma e pintura. A autarquia de Serviços Técnicos de Campinas (Setec) já está avisando os comerciantes que atuam no Bosque dos Jequitibás sobre a reabertura do parque.

O manejo das árvores do Bosque dos Jequitibás teve início no dia 20 de julho, após aval do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), ligado ao governo do Estado de São Paulo.

Sobre o Bosque dos Jequitibás

O Bosque dos Jequitibás é uma das mais antigas áreas verdes de lazer de Campinas. Foi criado em 1884, por Francisco Bueno de Miranda, e adquirido pelo município em 1915. Tem mais de 100 mil metros quadrados e abriga cerca de 200 animais entre mamíferos, aves e répteis. Também possui um complexo de museus, como o Museu de História Natural, Casa dos Animais Interessantes, Aquário Municipal e o Teatro infantil Carlito Maia, entre outros espaços, como parquinho, lojas e lanchonetes.

Advertisement

Uma vez por mês é realizado o Bosque Interativo, evento que permite que os visitantes interajam com alguns animais silvestres, sob supervisão de veterinários e biólogos. Além desta atividade, recebe crianças de escolas e instituições em atividades de educação ambiental.

A equipe do Bosque dos Jequitibás também desenvolve um importante trabalho no apoio à Polícia Ambiental e ao Corpo de Bombeiros. Acolhe e trata de alguns animais resgatados, que depois são devolvidos à vida livre na natureza. Se o animal não tiver mais condições de viver livremente, é abrigado em recintos no parque.

O Bosque dos Jequitibás fica na Rua Coronel Quirino, nº 2, Bosque. Funciona de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. A entrada é gratuita.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare