Connect with us

Geral

Audiência pública discute sugestões para alterar artigo da lei de expansão

imagem 106

Em audiência pública realizada no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas na tarde desta terça-feira, 14 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) apresentou as contribuições recebidas durante o período de consulta pública sobre minuta do projeto de lei para alteração do artigo 7º da Lei Complementar nº 207/2018 e no mapa das chamadas Áreas com Restrições à Urbanização (ARUs). A lei dispõe sobre a demarcação e ampliação do perímetro urbano e institui a Zona de Expansão Urbana do Município.

 

 

Advertisement

Presidida pela secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, a audiência teve a mesa composta pelo presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), Ronaldo Gerd Seifert, e pela secretária-adjunta da pasta, Marcela Pupin. Foram apresentadas 33 contribuições válidas recebidas pelo site da Prefeitura na consulta sobre a nova redação do artigo 7º, com proposta de troca do termo “vedados” por “restritos” e a substituição do mapa das chamadas Áreas com Restrições à Urbanização (ARUs) que consta no anexo 10 da lei por um novo mapa, que seria o correto. O mapa destaca vegetação natural, área de preservação permanente e os níveis de suscetibilidade de movimentos de massa e de inundações, e também porcentual de declividade do território.

 

 

Advertisement

O parecer do CMDU sobre as mudanças foi apresentado na audiência, com as adequações sugeridas pelos conselheiros. “O Conselho entende que é necessário ser o mais claro possível na redação da lei. Nosso entendimento é favorável às alterações, com as sugestões propostas”, disse Ronaldo Seifert na abertura do encontro. Além das mudanças de redação, o Conselho sugeriu a exclusão do 3º parágrafo do artigo 7º que prevê a definição por decreto específico os parâmetros ambientais para o parcelamento do solo para fins urbanos. Legislações federais, estaduais e mesmo municipais já definiriam esses parâmetros.

 

 

Advertisement

“As diretrizes urbanísticas compreendem as diretrizes ambientais. Por isso, todos os processos sobre projetos para a  área de expansão urbana também passam pela análise da Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, disse Baracat.

 

 

Advertisement

O público presente à audiência também pode se manifestar. Dezenove pessoas usaram a palavra para debater as propostas para alteração da legislação, podendo colocar seus pontos de vista e sugestões. Toda a sessão foi gravada e será disponibilizada no site da Prefeitura nos próximos dias, junto com a apresentação feita pela secretaria Carolina Baracat, na área da Audiência Pública – Alterações na LC 207/2018 (Zona de Expansão Urbana), na página da Seplurb.

 

 

Advertisement

“Toda a discussão será avaliada. Vamos internalizar com a equipe da Seplurb as sugestões, levar ao conhecimento do secretário do Verde e do prefeito as ponderações colocadas na audiência pública, que é um processo participativo e democrático. É uma construção da mudança da lei de forma participativa e vamos dar publicidade às alterações propostas, que serão avaliadas também quanto à sua segurança jurídica”, afirmou a secretária de Planejamento e Urbanismo.

 

 

Advertisement

Os conteúdos relativos às audiências públicas realizadas pela Seplurb podem ser acessados no link https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/planejamento-e-urbanismo/pagina/audiencia-publica.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare