Connect with us

Geral

Atividade treina servidores municipais para combater mosquito da dengue

imagem 36

Servidores da Prefeitura participaram nesta quinta-feira, 6 de abril, de uma atividade do Compromisso PMC Contra as Arboviroses no CEU Mestre Alceu, no Jardim Florence. O objetivo do programa, lançado pelo prefeito na última semana, é promover um conjunto de estratégias e ações a serem adotadas por todas as Secretarias e órgãos da administração pública direta e indireta no engajamento e combate ao mosquito transmissor da dengue, zika vírus e Chikungunya. 

 

A atividade foi realizada em parceria com a Secretaria Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e Secretaria de Esportes. Além dos servidores que atuam no próprio CEU e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Florence que fica no local também estiveram presentes profissionais de outros espaços de Cultura do município. 

Advertisement

 

De acordo com o diretor da Defesa Civil de Campinas e coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses, Sidnei Furtado, as iniciativas adotadas pela administração municipal criam um trabalho sistêmico e integram um compromisso institucional de combate às arboviroses. “É muito gratificante o envolvimento das secretarias municipais no compromisso PMC ,isso ajuda na mobilização da comunidade no enfrentamento das arboviroses. Não adianta pedirmos que a população colabore, se não cumprirmos nossa parte enquanto instituição pública”, afirmou. 

 

Advertisement

Durante o encontro, José Eli, supervisor geral de controle ambiental da Vigilância em Saúde Regional explicou sobre o checklist, que é uma lista de itens a serem realizados semanalmente para acabar com os focos onde nascem os mosquitos. No final, houve ainda uma ação prática de aplicação do checklist e busca de criadouros. 

 

 

Advertisement

Compromisso PMC

 

O trabalho proposto no Compromisso PMC vai durar 15 semanas consecutivas e vai atingir todos os equipamentos da Prefeitura, serviços da administração pública direta e indireta, contratados e conveniados e suas respectivas pastas sobre a tendência de agravamento do cenário das arboviroses em 2023 e necessidade de engajamento em ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. 

Advertisement

 

 

Neste período, as equipes vão ressaltar a importância da retirada dos criadouros e distribuir um checklist para que todos os servidores verifiquem a presença de recipientes ou estruturas que acumulam água e possam servir de criadouros do mosquito. 

Advertisement

 

 

Números

Advertisement

 

Atualmente, Campinas tem 1.430 casos de dengue confirmados entre 1 de janeiro e 3 de abril deste ano. No mesmo período, foram registrados cinco casos de chikungunya.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare