Connect with us

Geral

‘A Princesa Dara e o Sapo que Fala’ chega em temporada on-line e gratuita

imagem 239

 

 

A companhia de teatro Kokelinha, de Campinas, estreia a temporada on-line da peça infantil “A Princesa Dara e o Sapo que Fala” em seu canal no Youtube. Por meio dele, nos dias 4, 5, 10, 11 e 12 de dezembro, o público poderá conferir o espetáculo gratuitamente, sempre a partir das 16h. Como parte do projeto, será promovido no dia 12, às 19h, o workshop “Contos africanos para crianças”, com inscrições gratuitas.

Advertisement

 

 

O espetáculo traz uma história infantil totalmente nova sobre uma princesa e um sapo falante, ambientada em um reino africano liderado e construído por mulheres. Seja nos cenários, ou nos figurinos, as referências à cultura africana aparecem em diversos momentos, como nas cores, nos ritmos ou nas festas. A peça, que possui músicas que foram escritas especialmente para a apresentação, contará com tradução em libras, além de autodescrição.

Advertisement

 

 

Sinopse

Advertisement

 

 

Líder e rainha do reino africano de Kadondo, a bondosa Nandi Ka (Rosangela Almeida) está preparando a festa de 15 anos de sua filha, a princesa Dara (Dafner Cibele). Ao contrário da sua mãe, Dara não se interessa pelo seu reino, nem pela história de seu povo, e acredita ser a pessoa mais ilustre do mundo.

Advertisement

 

 

A princesa só não esperava que um sapo (Felipe Leão), mais artista que anfíbio, pudesse roubar a atenção de todos bem no dia do seu aniversário. Ela ainda não sabe, mas por trás desse sapo que fala, canta e até conta piadas, existe um grande segredo.

Advertisement

 

 

Dramaturgia e temáticas

Advertisement

 

 

O ponto inicial da dramaturgia, de autoria do ator Ítalo Jonas, que também assume a direção do espetáculo, surgiu da vontade de apresentar ao público infantil contemporâneo um reino repleto de cultura africana, que despertasse a curiosidade sobre outros tipos de realeza.

Advertisement

 

 

Quando a ideia do reino africano se misturou a uma pesquisa sobre a história “O Rei Sapo”, nasceram os personagens e o enredo central desse espetáculo, que se desviou do conto dos irmãos Grimm. Na peça, não existe uma princesa que deverá beijar um sapo. Nele, a princesa irá resgatar sua essência e descobrir qual é o seu lugar na estrutura política de seu reino.

Advertisement

 

 

Já o sapo, surge mais artista que anfíbio para, posteriormente, trilhar uma jornada de redenção. Somam-se a isso momentos de humor e dança, permeados por conceitos de ecologia e história, além de cantigas de roda e músicas originais.

Advertisement

 

 

“A Princesa Dara e o Sapo Que Fala” deixa lições que envolvem o poder da mudança, das raízes familiares e do artista que está escondido dentro de cada um.

Advertisement

 

 

Transmissão on-line:

Advertisement

 

 

O espetáculo, que no ano passado teve sua temporada presencial cancelada devido à pandemia, foi gravado no Teatro Castro Mendes. A transmissão será pelo canal da Cia Kokelinha, plataforma na qual a companhia de teatro passou a publicar suas contações de histórias e teatro web desde 2020, como resultado do fechamento dos teatros. Essa será a primeira vez que a peça será transmitida no Youtube.

Advertisement

 

 

Workshop on-line:

Advertisement

 

 

O workshop on-line “Contos africanos para crianças” está com inscrições gratuitas no site da Cia Kokelinha e acontecerá no dia 12 de dezembro, às 19h, no canal do Youtube.

Advertisement

 

 

No workshop, que será realizado pelos integrantes da Cia Kokelinha, os participantes poderão conhecer as ferramentas para a criação de atividades artísticas com a temática africana. Também será possível acompanhar de perto o processo de criação e pesquisa que envolveu a construção da dramaturgia do espetáculo “A Princesa Dara e o Sapo Que Fala”.

Advertisement

 

 

Sobre a Cia Kokelinha

Advertisement

 

 

A Cia Kokelinha nasceu em Campinas, no final de 2018, com o intuito de realizar peças infantis autorais, que propiciassem o debate e a reflexão de questões sociais e culturais de uma forma leve e lúdica.

Advertisement

 

 

Em 2020, com o início da pandemia e o consequente isolamento social, o grupo buscou caminhos alternativos para levar sua arte até o público. A companha criou, então, seu canal no youtube, e lá adaptou seu espetáculo autoral “Os Feijões Mágicos de João” para um formato que o grupo nomeou de teatro web. Além disso, a cia. passou a se dedicar à série “Contação de histórias na Quarentena”, baseadas em clássicos literários de Mary França.

Advertisement

 

 

Em junho de 2020, a Kokelinha realizou o evento “Arraial Virtual”, com músicas, contação de histórias e um novo teatro web: “A Quadrilha dos Bichos”. Em agosto de 2020, integrou a programação de contações de histórias da Casa de Cultura de Canaã dos Carajás, apresentando “O Sol e a Lua”. Em outubro de 2020, fez parte do projeto “Criação no Caos”, do Cantinho Da Criação, e lançou um videoclipe para a canção “Ao Mestre Com Carinho”.

Advertisement

 

 

Em dezembro de 2020, a Cia Kokelinha esteve no festival de teatro on-line “Entre Cantos”, no qual conquistou três prêmios: “Melhor Concepção de Vídeo – Júri Popular”, “Melhor Concepção de Vídeo – Júri Técnico” e “Prêmio Impacto Social”. Em 2021, a Cia Kokelinha produziu o material audiovisual “Contação de Histórias Africanas” para o grupo Urucungos Puítas e Quijengues, como parte do projeto “Urucungos em Rede”.

Advertisement

 

 

Atores: Dafner Cibele, Felipe Leão, Rosangela Almeida, Iuri Lupetti, Allex Borges, Ítalo Jonas

Advertisement

Direção e dramaturgia: Ítalo Jonas

Produção: Cia Kokelinha

 

Advertisement

A peça tem como público-alvo crianças e adolescentes de todas as idades.

Classificação indicativa: livre para todos os públicos.

 

Advertisement

Mais informações:

Cia de Teatro Kokelinha

www.kokelinha.com.br

Advertisement

www.instagram.com/ciakokelinha

www.facebook.com/ciakokelinha

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare