Geral

Serviços Públicos conscientiza sobre descarte irregular de resíduos

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos iniciou, na noite desta terça-feira, 6 de março, uma série de ações para conscientizar a população a evitar o descarte irregular de resíduos, especialmente da construção civil. Com o lema “Combate ao Descarte Irregular – Uma cidade limpa começa com você!”, a primeira reunião foi realizada na Subprefeitura do Ouro Verde e reuniu representantes de vários bairros do distrito como presidentes de associações de bairros, líderes religiosos, comerciantes, entre outros. 

 

 

 

 

O objetivo das ações, explicou a engenheira ambiental e coordenadora da Usina Recicladora de Materiais (URM), Tamiris Prudente, é conscientizar a população para que o descarte de resíduos seja em locais adequados, como os ecopontos e pontos verdes (http://www.campinas.sp.gov.br/governo/servicos-publicos/ecopontos/index.php) e a própria Usina, para onde os transportadores levam quantidades maiores. A URM funciona como aterro de inertes e usina recicladora. Por isso, os resíduos, além de armazenados, são reciclados e utilizados na cidade.

 

 

Durante a apresentação, a equipe da Secretaria também esclareceu a importância de contratar transportadores idôneos, que levem os resíduos para locais corretos e apresentem o documento que comprova isso, o Controle de Transportes de Resíduos (CTR). Os participantes da reunião também receberam panfletos com esclarecimentos sobre o tema e endereços dos ecopontos.

 

 

As ações incluem mapeamento e limpeza de áreas que estejam recebendo descarte irregular e novas reuniões com representantes dos bairros do Ouro Verde, que serão marcadas. 

 

 

“Esse trabalho de conscientização está sendo muito positivo. Os representantes dos bairros e comerciantes serão multiplicadores em despertar a consciência da população de onde vivem para o descarte correto, o que vai ser um ganho para o meio ambiente, para a saúde, e para a sociedade. Todos precisam colaborar”, disse Tamiris. 

 

 

As multas para o descarte irregular variam de acordo com a quantidade. O valor da multa de um metro cúbico de resíduo é de R$ 678,12. A população pode colaborar e denunciar os infratores que descartam resíduos de forma irregular por meio do 156 e do aplicativo Colab.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock