Campinas recebe pela primeira vez o Programa Empreenda Rápido
O mutirão reunirá diversas entidades e promete ajudar pessoas com potencial empreendedor a abrir ou ampliar o seu negócio, ao oportunizar serviços gratuitos de orientação, capacitação, formalização e crédito a juro zero em um só local; Evento será também uma oportunidade para quem está em busca de vaga de emprego se cadastrar em cursos de qualificação gratuitos
O Programa Empreenda Rápido, lançado em julho pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), chega pela primeira a vez a Campinas, no próximo dia 3 de setembro, das 9h às 17h, na área central da cidade. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, e com apoio da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), a iniciativa, no formato de um mutirão de serviços, oferecerá gratuitamente tudo o que o empreendedor precisa para abrir ou ampliar o seu negócio, reunindo toda uma rede de fomento ao empreendedorismo.
Na programação do evento os empreendedores formais e informais encontrarão serviços tais como: análises de crédito (consulta de CPF/CNPJ), cursos e palestras voltados à qualificação, gestão, finanças, Cadastro Positivo, marketing, e educação financeira, apresentados por especialistas em cada tema, oferecidos pelo SEBRAE, ACIC, Casa do Empreendedor, Setor de Qualificação do Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) e Programa Primeiro Emprego Aprendiz Campinas, os três últimos serviços vinculados à Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. As inscrições para os cursos, palestras e orientações podem ser realizadas na hora ou pelo link: https://www.sympla.com.br/lancamento-do-programa-empreenda-rapido-em-campinas__623231.
“Estamos no estado mais empreendedor do Brasil e, com as crises, podemos criar oportunidades. O objetivo do Empreenda Rápido é promover o empreendedorismo e dar condições de trabalho para todos, oferecendo linhas de crédito com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país. Queremos que São Paulo seja protagonista deste novo modelo de estado empreendedor”, afirmou a Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen da Silva.
Pessoas físicas e jurídicas terão opções de crédito com as melhores taxas de juros do mercado. Estão confirmadas as participações de oito agentes financeiros, dentre os quais a Cooperativa de Crédito Sicoob Paulista, Desenvolve SP, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Bradesco, Santander e, ainda, o Banco do Povo, que opera com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país, a 0,35% ao mês.
Para quem deseja sair da informalidade e tornar-se Microempreendedor Individual (MEI), o SEBRAE oferecerá todo suporte. O empreendedor poderá começar a montar o plano de negócios na hora e sairá do evento com a análise documental e o plano aprovado, restando apenas realizar a capacitação obrigatória de 20 horas, para obter acesso ao crédito do SEBRAE, de até R$ 10 mil, com juro zero.
De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP em Campinas Nilcio Freitas, o objetivo da ação é fomentar cada vez mais o empreendedorismo da cidade, mostrando que o ato de empreender é para todos: “Essa será uma grande oportunidade para os empreendedores e potenciais empreendedores de Campinas encontrarem muitos serviços em apenas um lugar. Capacitações, palestras, orientações com acesso à crédito, como o Juro Zero, além de formalização de empresas, regularização, emissão do DAS, bem como tantos outros serviços ao MEI de forma gratuita”.
O evento será também uma oportunidade para quem está em busca de qualificação profissional. Por meio do Setor de Qualificação Profissional do CPAT, o público poderá realizar cadastro para participar de cursos gratuitos nas áreas de: hotelaria, comércio, indústria, alimentação, moda, beleza e empreendedorismo.
Uma equipe do Programa Primeiro Emprego Aprendiz Campinas, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, estará presente no evento para orientar empresários e profissionais de RH que queiram conhecer o projeto e jovens, entre 14 e 22 anos, que buscam oportunidades de emprego conforme as regras da Lei de Aprendizagem. Os jovens são encaminhados para seleção conforme as oportunidades oferecidas pelas empresas no cadastro do Sistema Nacional de Emprego (SINE) municipal. O programa oferece formação teórica em parceria com entidades formadoras como o Senac e o Ceprocamp, escola técnica mantida pela Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC).
“O empreendedorismo é condição primordial para o crescimento de um país. Temos de incentivar sempre as pessoas que queiram empreender. Neste sentido, destaco a iniciativa da nossa administração, em parceria com o SEBRAE, de implantar aulas de empreendedorismo nas escolas municipais de Campinas. É um investimento que vale muito a pena”, disse o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.
Para o secretário de Trabalho e Renda de Campinas, Luis Yabiku, as transformações observadas no mercado de trabalho, influenciadas pelas modernas tecnologias inseridas na vida da sociedade e novas culturas organizacionais, indicam que o empreendedorismo deve ganhar cada vez mais espaço e consolidar-se como instrumento de geração de emprego e renda. “Este evento é uma sinalização clara de uma política pública que valoriza a criatividade, o fomento aos negócios, a capacitação técnica e negocial e o incentivo massivo em recursos financeiros para alavancar a economia de forma planejada e sustentada. É com este espírito que iremos ao Largo do Rosário no dia 3, numa ação inédita e transformadora”, avaliou Yabiku.
Uma megaestrutura será montada no Largo do Rosário para atender à população, com tendas, quatro vans do SEBRAE Móvel e uma carreta do programa Via Rápida. O público passará por uma triagem e posteriormente, será encaminhado para as atividades gratuitas realizadas no local, e também na sede da ACIC, à Rua José Paulino, 1111.
De acordo com Adriana Flosi, presidente da ACIC, Campinas é uma potência econômica no interior do Estado, com grande capacidade geradora de empregos e negócios. “Esse evento é uma oportunidade única para todos aqueles que querem empreender e prosperar na cidade de maneira sustentável e qualificada. É mister a união das diferentes esferas poder público e das entidades representativas dos setores produtivos com a finalidade de alavancar o empreendedorismo, a produtividade e a competitividade das empresas e empreendedores de Campinas e região”, reiterou Adriana.
O programa será realizado nas 16 regionais e já passou pelas cidades de São José dos Campos, Guaratinguetá e Sorocaba, além da Capital.
Sobre o programa Empreenda Rápido
O Empreenda Rápido é um programa do Governo de SP, em parceria com o SEBRAE, que tem como objetivo facilitar a vida do empreendedor e oferecer tudo o que ele necessita para abrir ou ampliar ou seu negócio em um só lugar, reunindo pela primeira vez toda a rede de fomento ao empreendedorismo do Estado.
Sobre o Banco do Povo
É o programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico e a criação de oportunidades. Com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país, a 0,35% ao mês, o programa credita valores para capital de giro e investimento fixo, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento.
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
Local: Tenda Central
Palestras SEBRAE
Horário:
9h – 10 coisas que você precisa saber antes de abrir um negócio
9h45 – Tudo que você precisa saber sobre o Juro Zero
10h30 – 10 dicas para seu negócio bombar nas redes sociais
11h15 – Tudo que você precisa saber sobre o Juro Zero
12h – 10 dicas para se relacionar com um cliente e impulsionar as vendas
12h45 – Tudo que você precisa saber sobre o Juro Zero
13h30 – 10 dicas para o uso crédito consciente
14h15 – Tudo que você precisa saber sobre o Juro Zero
15h – 10 dicas para seu negócio bombar nas redes sociais
15h45 – Tudo que você precisa saber sobre o Juro Zero
16h30 – 10 coisas que você precisa saber antes de abrir um negócio
Atendimentos a pessoas físicas e jurídicas, formalização de empresas e orientações temáticas com especialistas (SEBRAE):
Horário: das 9h às 17h
Local: SEBRAE Móvel 1 – Atendimento Serviços do MEI (com impressão)
Local: SEBRAE Móvel 2 – Orientações – Finanças
Local: SEBRAE Móvel 3 – Orientações – Marketing
Local: SEBRAE Móvel 4 – Orientações gerais
Serviços oferecidos pela ACIC
Análise de crédito gratuita (consulta de CPF/CNPJ)
Orientações sobre empreendedorismo
Assessoria contábil
Local: Tenda ACIC
Horário: das 9h às 17h
Cursos rápidos de qualificação
Local: Sede ACIC (Rua José Paulino, 1.111)
Horários:
14h – Como criar uma política de análise de crédito e cobrança
15h – Como interpretar relatórios de avaliação de crédito
16h – Como recuperar clientes inadimplentes
17h – Cadastro positivo e as mudanças na políticas de concessão de crédito
Serviços oferecidos pela Casa do Empreendedor
Local: Tenda Casa do Empreendedor
Horário: das 9h às 17h
Formalização/Abertura de MEI
Alteração de dados cadastrais
Emissão de boleto
Impressão de Cartão de CNPJ
Certificado CCMEI
Verificação de enquadramento no MEI
Inclusão do pagamento no débito automático
Declaração de Rendimento Anual
Emissão de 2ª via da Declaração de Rendimento Anual
Impressão de Inscrição Estadual/Municipal
Orientação e informações MEI
Parcelamento de débito
Orientação de preenchimento de relatório
Relatório Mensal
Simulação de parcelamento – levantamento de débito
Baixa de CNPJ
Orientação e informações sobre NF
Serviços oferecidos pelo Setor de Qualificação do CPAT e Programa Primeiro Emprego Aprendiz Campinas
Local: Tenda ACIC
Horário: das 9h às 17h
Orientações e cadastro por área de interesse para os cursos oferecidos