Trio Arkduk se apresenta na Sala Watari em Campinas
Às margens do rio Anhumas, em meio a um grande jardim, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, a Sala Watari pretende se firmar como o ponto de encontro para os amantes da música de qualidade na cidade. O espaço é ideal para concertos de música de câmara, que são peças executadas por grupos pequenos de instrumentistas, e terá o primeiro evento de 2019 neste sábado, 20 de abril, às 20h.
Quem se apresenta é o Trio Arkduk, formado por Luis Amato (violino), Adriana Holtz (violoncelo) e Achille Picchi (piano). Com longa trajetória musical como solistas e cameristas, os três amigos resolveram se unir em 2016, num concerto inaugural do qual constou o Trio op.97, o Arquiduque, que inspirou o nome do grupo. Luis Amato é professor de violino e música de câmera no Instituto de Artes da UNESP. Adriana Holtz é integrante da Orquestra do Estado de São Paulo, OSESP e o pianista Archille Picchi é compositor, regente, pesquisador de música brasileira e educador no Instituto de Artes da UNESP.
O programa é dedicado aos compositores Antonin Dvorak (1841-1904) e Felix Mendelssohn-Barholdy.
Sala Watari
O espaço Sala Watari realizou sua primeira série de concertos no ano passado. Em parceria com a Direção Cultura, os curadores Mauricy Martin e Fernando Hashimoto, músicos e professores no Instituto de Artes da UNICAMP, já prepararam a agenda das próximas apresentações.
No dia 1º de junho, o concerto é da pianista campineira, residente em Paris, Sonia Rubinsky. Já estão agendados também eventos no dia 3 de agosto (Luca Buratto), 19 de outubro (Cristian Budu), 9 de novembro (Pablo de Leon e Andre Rangel) e no dia 7 de dezembro (Quarteto de Cordas Sagarana).
A Sala Watari fica na rua Fonte das Flores, s/n, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, na altura do quilômetro 16 da Estrada da Rhodia.
Conheça melhor os integrantes do Trio Arkduk
Natural de São Paulo, Achille Guido Picchi é pianista, compositor e regente de carreira nacional e internacional. Como solista e camerista, vem realizando recitais e concertos, no Brasil e no exterior, com regularidade. Integrou diversos conjuntos fixos de destaque, como o TRIO IMAGES (piano, violino e viola), que realizou mais de trezentos concertos em seis países entre os anos de 1999 e 2010, e Trio UNI-Rio, piano, oboé e trompa, com curta, mas significativa carreira nacional e internacional. Doutor em Música pela UNICAMP/SP com tese sobre as Serestas de Heitor Villa-Lobos (2010), e Mestre pela USP com uma dissertação sobre Mario de Andrade (1996), também é professor universitário e autor de diversos artigos em revistas acadêmicas e em veículos de comunicação. Foi diretor-adjunto da Sociedade Brasileira de Musicologia e um dos criadores do Prêmio Nacional Carlos Gomes. Como regente, tem experiência principalmente em ópera, e possui, ainda, extenso catálogo de obras como compositor. Dentre as premiações recebidas, estão o primeiro lugar no Concurso Nacional Gilberto Mendes (SP, 2003), prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como melhor recitalista do ano em 1993, e Grande Prêmio da Crítica APCA, em 2008.
Adriana Holtz nasceu em Sorocaba e iniciou seus estudos musicais ao piano com 7 anos de idade, formando-se no Conservatório Musical Villa Lobos em Osasco. Suas primeiras aulas de violoncelo foram no SESC Consolação, em São Paulo e posteriormente no Conservatório de Tatuí. É bacharel em licenciatura em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, USP, e mestra pela Universidade Federal da Bahia. Foi primeiro violoncelo da Orquestra Experimental de Repertório, além de integrante da Orquestra Jazz Sinfônica, da Camerata Fukuda, do grupo Cello em Sampa e da Orquestra de Câmara Villa-Lobos. Como professora, lecionou na Universidade Livre de Música e na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Desde 1997 é integrante da OSESP e vem desenvolvendo intenso trabalho camerístico com o violinista Luiz Amato, o grupo Quintal Brasileiro e o Trio Puelli.
Luiz Amato é natural de São Paulo, violinista e professor. Bacharel pela USP, fez mestrado em Boston (EUA) e Doutorado pela Universidade da Califórnia em Santa Barbara (EUA), em 1996. De volta ao Brasil, integrou o Quarteto de São José dos Campos e Municipal da Cidade de São Paulo – com os quais ganhou,em 1997 e 2001, o prêmio APCA, na categoria Melhor Grupo de Câmara do Ano. Foi spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, da Amazonas Filarmônica e da Orquestra Jazz Sinfônica. É membro do Grupo Quintal Brasileiro, com três CDs gravados, entre eles “Abstrações”, indicado pelo Prêmio Toddy de Música Independente como um dos melhores do ano na categoria instrumental. Ex-diretor Artístico da Orquestra de Câmara da UNESP, atualmente Luiz é professor da UNESP.
Serviço
Sala Watari recebe Trio Arkduk
Dia: 20 de abril de 2019 (sábado)
Horário: às 20h
Local: Sala Watari – Rua Fonte das Flores, s/n – Barão Geraldo – altura do km 16 da Estrada da Rhodia
Ingressos: R$50,00 e R$25,00 (meia entrada somente para estudantes)
Programação completa: https://www.salawatari.com/programacao2019
Informações e reserva de ingressos pelo telefone ou e-mail: (19) 9 9886-4057 | [email protected]
Compra de ingresso pela internet: https://appticket.com.br/trio-arkduk-na-sala-watari (sujeito a taxa de conveniência)