Imagem de Santo Antônio centenária é restaurada
A Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua apresenta neste domingo (21) a imagem centenária do Padroeiro de Americana que passou por um minucioso processo de restauração. A imagem de 1876 marca o início da devoção a Santo Antônio no município. A celebração tem início às 9h30.
A restauração foi realizada pelo artista plástico Fernando Pedersini, de São João del-Rei (MG), e buscou devolver a originalidade da peça. O trabalho durou dois meses e consistiu na identificação e correção das trincas, lixamento, pintura com óxido (mistura de produtos minerais e orgânicos) e dos filetes com folha de ouro e aplicação de cera de carnaúba para dar proteção à imagem.
“Esta imagem gerou e fez nascer a devoção a Santo Antônio em nosso povo. É um ícone e presença física do nosso amor a este grande Santo da Igreja Católica. Recuperar a sua originalidade é também preservar a própria história de Americana e oportunidade única de agradecermos todas as graças recebidas por seu intermédio”, comentou o reitor da Basílica, padre Leandro Ricardo.
Trazida pelos primeiros imigrantes italianos, a imagem pertencia a empresa Santista Têxtil até 2014, quando então foi doada em definitivo para a Basílica Santuário. Durante todo o mês de junho, ela é exposta para veneração dos devotos.
A missa de entronização e bênção será presidida pelo bispo diocesano de Limeira, Dom Vilson dias de Oliveira. Os fiéis sairão em procissão com a imagem pelas ruas centrais e ao final a cidade será consagrada ao seu Padroeiro.
Serviço:
Missa de entronização da imagem de Santo Antônio
Data: Domingo (21/10)
Horário: 9h30
Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua
Rua Dr Vieira Bueno, 150, Centro – Americana – SP