Connect with us

Geral

Vacinação contra a gripe continua, com inclusão de novo grupo no esquema

imagem 164

A partir desta segunda-feira, 16 de maio, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medida socioeducativa passam a fazer parte do grupo apto a receber a imunização contra a gripe.

 

A campanha de vacinação vai até o dia 3 de junho e os centros de saúde continuarão imunizando também os indivíduos dos primeiros grupos contemplados, entre eles, pessoas a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas ( mulheres com até 45 dias após o parto).

Advertisement

 

Este ano, a vacina protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A composição muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus que estão em circulação no período. Por isso, as pessoas precisam se vacinar anualmente para evitar complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia.

 

Advertisement

A Secretaria de Saúde chama a atenção para as baixas adesões de gestantes e de crianças à campanha que apresentam cobertura vacinal de 17% e 19%, respectivamente. 

 

A coordenadora do Programa de Imunização, Chaula Vizelli, ressalta que o balanço parcial da campanha mostra uma cobertura vacinal muito baixa para crianças e gestantes e que é extremamente importante que esses dois grupos sejam vacinados para evitar complicações, principalmente com a chegada dos dias mais frios e com a maior circulação dos vírus respiratórios.

Advertisement

 

“É fundamental que as gestantes se vacinem porque, além de se protegerem, a vacina também irá proteger o recém-nascido. Também faço um apelo às mães para que levem as crianças para tomar a vacina da gripe e do sarampo. É totalmente seguro receber os dois imunizantes ao mesmo tempo e é dever do adulto garantir a proteção das crianças”, expôs. 

 

Advertisement

De acordo com ela, a vacina é segura, feita de fragmentos do vírus. Gestantes e crianças têm a imunidade mais baixa e a vacina vai proteger os menores e os recém-nascidos da influenza. “As gestantes, inclusive, podem aproveitar a consulta de pré-natal para se vacinarem contra a gripe”, sugeriu.

 

Conforme a coordenadora, durante o inverno, a população fica mais suscetível a pegar a gripe e, depois de aplicada, a vacina leva alguns dias para atingir o efeito desejado e proteger o organismo, por isso, é importante procurar o centro de saúde o mais breve possível para receber a dose. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare