Connect with us

Geral

Treinamento de combate a incêndio é atividade inicial da Operação Estiagem

imagem 20

O Departamento de Defesa Civil de Campinas realizou na manhã desta quarta-feira, 3 de maio, o Apronto Operacional para a Operação Estiagem 2023, no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. A atividade contemplou um treinamento prático, ministrado pelo Corpo de Bombeiros, de combate a incêndio. Mais de 40 pessoas participaram, entre  servidores da Defesa Civil, Guarda Municipal, Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e da Fundação José Pedro de Oliveira, gestora da Mata de Santa Genebra. O Corpo de Bombeiros ministrou um treinamento prático de combate a incêndio. 

 

 

Advertisement

A Operação Estiagem teve início no dia 1º de maio (veja matéria no link: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/48147) e seguirá até 30 de setembro, período mais seco do ano, quando aumentam os riscos de focos de incêndio, doenças respiratórias e crises hídricas. A primeira reunião com representantes dos órgãos que compõem o comitê gestor da Operação foi na terça-feira, 2 de maio, na Sala de Resiliência do Paço Municipal.  Durante o encontro, foram definidos os procedimentos para execução das ações de prevenção e controle dos efeitos da estiagem na cidade, como emissão de alertas para baixa temperatura e baixa umidade do ar, monitoramento de focos de incêndio, fluxos de fiscalização entre outras atividades.

 

 

Advertisement

“Durante os cinco meses de operação, várias medidas são adotadas em relação à prevenção de incêndios. Ampliamos as vistorias em todo o território do município, intensificamos o monitoramento via satélite e usamos drones quando necessário”, explicou o diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado. 

 

Como destaques desta edição estão a iniciativa inédita da inclusão do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Insetos Polinizadores Ameaçados de Extinção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).  Outro ponto é a identificação de animais vivos (Primata Não Humano PNH- Macacos), durante as vistorias preventivas, via Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo) da Fundação Osvaldo Cruz. E o apoio operacional da Defesa Civil ao Corpo de Bombeiros com a disponibilização de uma viatura com motobomba acoplada para combater incêndios durante todo o período da operação; um equipamento do tipo motobomba também foi entregue à Mata de Santa Genebra na semana passada (leia mais aqui: Defesa Civil entrega bomba de combate a incêndio à Mata de Santa Genebra: https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/48097).

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Campinas é a primeira cidade brasileira a adotar o plano do ICMBio para conservação de insetos polinizadores dentro a Operação Estiagem e, pelo SISS-Geo, as equipes de vistoria farão a identificação de animais vivos. Esse tipo de intervenção gera informação antecipada sobre circulação de doenças em animais silvestres antes que acometam humanos”, colocou.

 

Advertisement

 

No encontro inicial do comitê gestor também foram discutidos os encaminhamentos das ocorrências das Secretarias do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de  Serviços Públicos, via Coordenadoria de Fiscalização de Vielas e Terrenos (Cofit); os fluxos de fiscalização e de emissão de boletins de alerta quando os índices apontarem baixa temperatura  ou baixa umidade relativa do ar. O Cepagri da Unicamp apresentou os cenários para o período de estiagem e a Sanasa falou sobre a situação da vazão dos mananciais do Sistema Cantareira.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare