Connect with us

Geral

Setec define empresa que fará novo muro do Cemitério da Saudade

imagem 124

A autarquia Serviços Técnicos Gerais de Campinas (Setec) definiu a empresa que fará a construção do novo muro do Cemitério da Saudade. A homologação do processo e adjudicação da vencedora da licitação pública, a Engetela Comércio e Serviços, foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 17 de fevereiro. 

 

A empresa venceu a licitação com a proposta financeira no valor final de R$ 2.474.735,28. A previsão é que as obras sejam iniciadas no próximo dia 13 de março. A duração dos serviços está estimada em seis meses. Cinco empresas apresentaram propostas técnicas e documentação no processo e duas foram qualificadas para realizar a obra.

Advertisement

 

A nova edificação é necessária devido ao desgaste natural do muro, construído em 1880, que já teve várias partes danificadas. A última reforma foi há mais de 15 anos.

 

Advertisement

Revitalização

 

O projeto, elaborado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, prevê a demolição do atual muro e a construção de 1.076 metros lineares do novo muro, que terá em média 1,5 metro de altura. Também haverá a instalação de gradil com 2 metros, totalizando em média 3,5 metros de altura. Por fim, será plantada cerca viva em toda a extensão.

Advertisement

 

Pelo fato de o Cemitério da Saudade ser tombado, o projeto passou por análise do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), que aprovou a nova construção.

 

Advertisement

O novo muro do Cemitério da Saudade faz parte do projeto de requalificação do centro da cidade, liderado pelo prefeito Dário Saadi. Será a primeira de uma série de intervenções previstas como parte da revitalização do local, que é considerado um museu a céu aberto devido às obras de arte tumulares presentes em grande parte das suas 112 quadras.

 

O Cemitério da Saudade é o maior campo santo municipal de Campinas, localizado próximo à zona central da cidade, no tradicional bairro Ponte Preta. Abriga mais de 32 mil sepulturas, em estilo tradicional, dispostas em uma área de 181,5 mil metros quadrados. O mapa do Cemitério da Saudade é similar à planta de Campinas de 1878.

Advertisement

 

A publicação do resultado da licitação pode ser acessado na página 22 do DO, disponível em https://portal-api.campinas.sp.gov.br//sites/default/files/publicacoes-dom/dom/497094575002457504970917.pdf 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare