Connect with us

Geral

Seminário em Brasília define Conferência Nacional da Juventude

imagem 2

O Seminário Nacional de Gestores e Gestoras de Juventude, realizado semana passada no Palácio do Planalto, em Brasília, definiu para este ano a Conferência Nacional da Juventude, com etapas municipais até agosto, estaduais até outubro e a nacional em dezembro.

 

Campinas esteve presente por meio da Coordenadoria Setorial de Políticas para a Juventude, da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Advertisement

 

Outro assunto discutido foi a criação do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras Estaduais de Juventude (Fonajuve), que será instituído por decreto presidencial. O fórum tem como objetivo reunir gestores de juventude para acompanhar políticas públicas, promover a cooperação técnica e política, subsidiar a formulação da Política Nacional de Juventude e criar estratégias de cooperação internacional com entidades que tenham fins semelhantes.

 

Advertisement

“Essa iniciativa foi muito importante por possibilitar a disseminação de boas práticas e aprendizados que podem ser aplicados em diferentes contextos locais e regionais”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Ela também destacou que o seminário contribui para fomentar a participação social nas políticas públicas voltadas para a juventude, proporcionando um espaço de diálogo e interação entre os gestores e os atores envolvidos com a temática, como representantes da sociedade civil, especialistas e jovens. “Precisamos assegurar o desenvolvimento e implementação de políticas públicas eficientes e relevantes voltadas para a juventude, contribuindo para a promoção do bem-estar, inclusão social e desenvolvimento integral dos jovens no Brasil”, acrescentou.

 

O evento marcou ainda a retomada da Secretaria Nacional da Juventude como porta de entrada para a participação social nas políticas públicas voltadas para esse grupo e reinaugurou o diálogo do governo com atores de todos os segmentos envolvidos. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, participou do evento.

Advertisement

 

O encontro aconteceu na mesma semana da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que reuniu prefeitos de todo o país entre os dias 27 e 30 de março. Foram debatidas perspectivas para a Política Nacional de Juventude e desafios orçamentários para a implementação de políticas públicas voltadas ao grupo. Além disso, foram realizadas oficinas sobre o ID Jovem, programa do Governo Federal para jovens de baixa renda que oferece benefícios de meia-entrada em eventos culturais e esportivos e transporte gratuito em ônibus interestaduais.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare