O Semeia 2023 é um evento para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que ocorre em 5 de junho. Por isso, a Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), responsável pela gestão da Mata de Santa Genebra, está realizando temáticas especiais focados nas abelhas nativas brasileiras sem ferrão, consideradas animais fundamentais para a biodiversidade.
A Mata de Santa Genebra recebe a instalação de um abrigo para abelhas nativas sem ferrão no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, hoje (30), às 14h30. Amanhã (31), será realizado o Seminário Abelhas Nativas – Manejo e Desafios à Conservação, das 13h30 às 17h, no Salão Vermelho do Paço Municipal. A participação é gratuita. Inscreva-se neste LINK.
Mais detalhes sobre o Semeia 2023
O objetivo é conscientizar as pessoas sobre os riscos enfrentados por esses insetos e sua importância para o mundo. As abelhas nativas sem ferrão que habitam esses abrigos desempenham um papel crucial na polinização das plantas da região onde estão instaladas.
Diariamente, esses insetos visitam as flores e transferem o pólen de uma flor para outra, contribuindo para a reprodução das espécies. Segundo a Embrapa, as abelhas são responsáveis pela polinização de 90% das espécies de flores silvestres e 75% das plantações de alimentos.