Connect with us

Geral

Semana de combate ao fumo discute cigarro eletrônico em universidades

imagem 256 scaled

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, em parceria com o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) realiza, entre os dias 26 e 30 de agosto, atividades voltadas ao combate ao fumo no município, com ênfase aos danos causados pelo cigarro eletrônico. “O tabagismo é uma doença e o modismo do cigarro eletrônico preocupa porque cria uma nova modalidade de consumo capaz de conquistar novos usuários. É um vício perigoso”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

 

As atividades começam na sexta-feira, dia 26, com uma atividade da Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas (CPUD) na Praça Rui Barbosa, quando na unidade móvel serão disponibilizados materiais educativos a respeito dos malefícios do uso de drogas, em especial o tabaco.

Advertisement

 

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído pela Lei nº 7.488/1986 e é celebrado no dia 28 de agosto. O propósito é reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. A data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

 

Advertisement

Cigarro eletrônico

 

Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF) são também conhecidos como cigarros eletrônicos, vaper, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar, heat not burn (tabaco aquecido), entre outros. Desde 2003, quando foram criados, tais produtos passaram por diversas gerações: os produtos descartáveis – de uso único; os produtos recarregáveis com refis líquidos (que contém em sua maioria propileno glicol, glicerina, nicotina e flavorizantes) – em sistema aberto ou fechado; os produtos de tabaco aquecido, que possuem um dispositivo eletrônico onde se acopla um refil com tabaco; os sistema “pods”, que contém sais de nicotina e outras substâncias diluídas em líquido e se assemelham a pen drives, dentre outros.

Advertisement

 

Confira a programação:

 

Advertisement

– Dia 26/08 –  das 9h às 14h – CPUD itinerante – Praça Rui Barbosa (atrás da Catedral – em frente a lojas Americanas)

Objetivo: Divulgação do serviço e orientação e conscientização da população dos malefícios do uso/abuso do fumo e outras drogas.

 

Advertisement

Realização:  Coordenadoria de Prevenção às Drogas 

 

– Dia 29/06 – as 10h – Palestra “Cigarro eletrônico: Mitos e verdades”

Advertisement

 

Palestrante: Marilda Martins – Coordenadora do CPUD e Presidente do Comen

 

Advertisement

Local:  Faculdades Anhanguera – FAC 4 – Ouro Verde (R. Emília Stefanelli Ceregatti, 160 – Bloco A – Jardim Morumbi)

 

Objetivo: Levar informações, validadas cientificamente, atuais, aos alunos quanto os malefícios do uso dos cigarros eletrônicos.

Advertisement

 

Realização:  Coordenadoria de Prevenção às Drogas 

 

Advertisement

– Dia 30/08/06 – das 15h às 17h – Palestra “Cigarro eletrônico: informação como forma de prevenção”.

 

Palestrante: Renata Azevedo – Psiquiatra e professora da Faculdade de Medicina da Unicamp. 

Advertisement

 

Local:  PUC-Campinas – Campus I  

 

Advertisement

Objetivo: Levar informações, validadas cientificamente, atuais, a coordenadores, professores da rede estadual e particular de ensino, profissionais da saúde e rede socioassistencial.

 

Realização:  Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen)

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare