Connect with us

Geral

Segunda rodada de oficinas do PIDs começou, nesta terça, em Barão Geraldo

imagem 23

A segunda rodada de oficinas sobre o PIDS Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) no Distrito de Barão Geraldo teve início na noite desta terça-feira, 2 de maio, com a Oficina Regional 7 realizada no Salão da Paróquia Frei Galvão, no Jardim Independência. O objetivo foi debater a mudança do zoneamento para a área do Polo de Inovação em encontros do processo participativo.
Entre as propostas em debate estão criação de condições de urbanização como, por exemplo, ocupação mista na zona de centralidade do polo. Prevê ainda criar o Parque Ambiental Anhumas e ampliar as diretrizes viárias e do percentual de áreas para equipamentos públicos, além da priorizar o transporte público e do pedestre.
Outras cinco oficinas estão programadas. A próxima será nesta quinta-feira, 4 de maio, às 18h30, na Associação ProBairro (Cidade Universitária). Essa segunda rodada de reuniões, em que serão construídas propostas dos moradores para o PIDS, vai até o dia 18.
Durante o mês de março, a primeira rodada de seis oficinas regionais para entendimento da minuta do Projeto de Lei Complementar (PLC) de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo para a área do polo teve cerca de 300 participantes. As dúvidas levantadas pelos moradores foram sistematizadas, em abril, pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e pela Comissão de Acompanhamento, e servem agora de ponto de partida para os encontros deste mês.
Na oficina desta terça, a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat, ressaltou que essa fase tem como característica a sistematização por tema. “Dividimos as contribuições por eixos para que cada tema trazido pelos moradores possa ser detalhado e também possamos apresentar os nossos pontos”, afirmou.
A oficina teve a presença de pesquisadores do Centro de Estudos sobre Urbanização para o Conhecimento e a Inovação (Ceuci) da Unicamp. Eles participaram da 1ª rodada e nesta 2ª acompanham como observadores para fim acadêmico. A Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que acompanha os projetos de parques lineares, ambientais, drenagem e permeabilidade, junto à Seplurb e à Infraestrutura, também enviou representante, assim como a Câmara Municipal.
Conhecemos as propostas da comunidade, como a de inserir uma zona especial de proteção ambiental e de proteção às áreas históricas e culturais. Essa segunda etapa é propositiva, para que possamos ir para a audiência pública com esse projeto de forma mais estruturada, em construção conjunta com a sociedade”, afirmou Carolina Baracat.
A professora Gabriela Celani, uma das principais pesquisadoras do Ceuci, afirmou que a ideia é criar um ambiente urbano em que as pessoas vivem e trabalham, diferente dos antigos distritos industriais, que eram afastados da cidade. Esse processo está relacionado às necessidades das cidades do século XXI em que há distritos que produzem conhecimento, gerando também emprego e riqueza. “É importante acompanharmos essa transformação. Precisamos atrair e reter talentos e temos que ter um ambiente urbano interessante, agradável e criativo”, disse Gabriela.
Para a também pesquisadora associada do Ceuci e moradora do Distrito de Barão Geraldo, Marcela Noronha, foi interessante ouvir as propostas. “Estou esperançosa de que este processo possa levar a um consenso, a uma construção conjunta”, afirmou.
Confira a agenda das próximas oficinas de maio, em Barão Geraldo, sobre a proposta para o zoneamento do PIDS:
4/05 – Oficina Regional 8 – 18h30, na Associação PróBairro (Rua Márcia Mendes, nº 702, na Cidade Universitária).
8/05 – Oficina Regional 9 – 18h30, no salão da Paróquia Santa Izabel (Rua Angelo Vicentim, nº 601, na região central de Barão Geraldo).
10/05 – Oficina Regional 10 – 18h30, no salão da Paróquia Nossa Senhora Conceição Aparecida (Rua Guerino Bristotti, nº 273, no Jardim Myriam).
16/05 – Oficina Regional 11 – 18h30, no salão da Comunidade Nossa Senhora das Graças (Rua João Lugdero Ferreira, nº 270, no Bosque Palmeiras).
18/05 – Oficina Regional 12 – 18h30, na Escola Municipal “Dulce Bento Nascimento” (Rua Aldo Grigol, nº 356, no Guará).
Após a segunda rodada das oficinas, deve ser realizada em 1º de julho uma nova reunião geral com os moradores do distrito, para apresentação de propostas que poderão ser incluídas na minuta do PLC de mudanças do zoneamento na área do polo. Será às 14h30, no Auditório do Centro de Convenções da Unicamp, na Avenida Érico Veríssimo, nº 500, na Cidade Universitária.
A previsão da Seplurb é realizar uma Audiência Pública sobre a proposta do PIDS a ser enviada à Câmara, também em Barão Geraldo, em agosto. Essa reunião final no distrito está pré-agendada para 19 de agosto, no salão paroquial da Igreja Santa Izabel.
Canais de participação
A comunidade pode ter acesso à proposta e ao texto da minuta do PLC de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), entre outros materiais de apoio sobre o assunto, no site da Prefeitura, no link https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/planejamento-e-urbanismo/pagina/pids-polo-de-inovacao-e-desenvolvimento-sustentavel.
As manifestações/sugestões sobre a minuta podem ser feitas no site, acessando o formulário em https://forms.campinas.sp.gov.br/index.php/437865?lang=pt-BR.
O PIDS
O Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) abrange a região onde fica o Polo de Alta Tecnologia e sua área de ampliação, os campi da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) e inclui o HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp, onde se localiza a Fazenda Argentina. O restante pertence a particulares e entidades, como o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde está instalado o acelerador de partículas do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron, além de fazendas e glebas de terra ainda não parceladas.
A proposta de mudança no zoneamento para o PIDS visa criar condições de urbanização, a partir de um modelo desenvolvimento sustentável, que fomente um ecossistema de inovação e tecnologia que permita troca e convívio para trabalhar, morar e ter lazer, em que os profissionais da área de ciência, tecnologia e pesquisa possam manter uma rede de contatos no próprio ambiente em que vivem.
Além da ocupação mista na zona de centralidade do polo, a proposta prevê a criação do Parque Ambiental Anhumas, em uma área de preservação ambiental ao longo do ribeirão que corta a região. Também está prevista a ampliação das diretrizes viárias e do percentual de áreas para equipamentos públicos, além da priorização do transporte público e do pedestre, com modais sustentáveis, como as ciclovias e ciclofaixas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare