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Indaiatuba

Secretaria de Governo realiza o balanço das ações de 2017

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Foto: Arquivo- Giuliano Miranda RIC/PMI

A Secretaria de Governo da Prefeitura de Indaiatuba, comandada pelo secretário Renato Stochi contabiliza as ações idealizadas em 2017. Um dos destaques foi a promoção de palestras gratuitas para o setor empresarial, como forma de capacitação e desenvolvimento. Em 2017 foram promovidas 12 palestras com temas variados, voltados para o mundo corporativo e para demandas interpessoais. Cerca de 1.300 pessoas participaram dos eventos.

Com destaque para o Seminário: Espanha como porta de Entrada para a Europa, Ásia e África, em parceria com a Embaixada e a Câmara de Comércio da Espanha, Icex Invest in Spain e Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). A proposta foi motivar as empresas da cidade e região a se internacionalizarem por meio do mercado espanhol e teve a participação de 210 pessoas. Também esteve em destaque a palestra ‘Perspectivas para o Brasil no Governo Temer, cenários 2017/2018’, com 166 participantes e pôr fim a palestra com o fundador do Grupo Multi Holding, Carlos Wizard Martins.

De acordo com o secretário da pasta foi um ano produtivo. “Esse ano foi de muito trabalho e tivemos bons resultados. Apesar de todos os problemas que estamos enfrentando, esse país irá crescer na próxima década e temos a oportunidade de fazer uma história impar e a chance de fazer parte dessa história. Nosso trabalho é fortalecer as relações entre os empresários locais e promover ações estratégicas para movimentar a economia local. Por isso, promovemos capacitações e estreitamento com os empresários para entender a necessidade deles e assim planejar ações que visam incrementar a atividade industrial em Indaiatuba”, salienta Renato.

Outra ação de destaque é o Núcleo de Apoio ao Comércio Exterior. Este ano a Prefeitura retomou os atendimentos e os profissionais orientam e encaminham as empresas interessadas em exportações, este ano foram 12 empresas atendidas. O objetivo desses feitos é ofertar ciência para as empresas ingressarem no mercado internacional e promover a Balança Comercial local, podendo alavancar os negócios da empresa, gerando receitas para o município e mais empregos.

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A Balança Comercial de Indaiatuba movimentou de janeiro a outubro o valor de US$1.367.437.467,00; sendo US$ 556.941.876,00 em exportações e US$ 810.495.591,00 em importações. Comparado ao mesmo período de 2016, o município registrou um aumento de 16,23% nas exportações, e 14,08% nas importações. O PIB (Produto Interno Bruto) de Indaiatuba com base de 2014 é R$12,05 bilhões e o PIB Per Capita é de R$54.622,78.

Segundo os dados do Ministério do Trabalho e Emprego através do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged), durante o período de janeiro a setembro de 2017, Indaiatuba obteve 20.888 admissões e 20.773 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 115 vagas. O setor de serviços foi o que mais contribuiu para este resultado, com um saldo positivo de 697 vagas [8.333 admissões e 7.636 desligamentos], seguido da Indústria da Transformação que obteve saldo positivo de 253 vagas [5.290 admissões e 5.037 desligamentos].

Atualmente Indaiatuba possui 4.788 comércios; 10.058 serviços e 858 indústrias. Este ano foram abertas 45 novas indústrias; 1.552 prestadores de serviços e 566 comércios.

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) é vinculado à Secretaria de Governo e realizou 68.514 atendimentos até novembro. A unidade de Indaiatuba é mantida por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que faz intermediação entre empresas que precisam de mão de obra e profissionais que procuram emprego. No Posto também é possível fazer inscrição para o seguro-desemprego, emissão da carteira de trabalho, inscrição para o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e para o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (Padef). Todos os serviços são gratuitos.

O Banco do Povo Paulista atua no segmento de microcrédito e também é vinculado à pasta. Dessa forma, oferece linhas de crédito de R$ 200,00 a R$ 5.000,00 para pessoas físicas, de R$ 200,00 a R$ 20.000 para pessoas jurídicas, e de R$ 200,00 a R$ 25.000,00 para associações e cooperativas produtivas ou de trabalho. Até outubro a unidade de Indaiatuba realizou 812 atendimentos com 31 contratos fechados no valor de R$ 160.409,86.

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A Prefeitura de Indaiatuba por meio da secretaria de Governo abriu esse ano as inscrições para os interessados em participar do sorteio para o Dimpe II (Distrito Industrial de Micro e Pequena Empresa), implantado em uma área com mais de 80 mil metros quadrados, localizada na Alameda Capovilla, no Bairro Pimenta. O sorteio será realizado entre os interessados selecionados previamente cadastrados entre os dias 20 de outubro de 2017 a 23 de fevereiro de 2018. O cadastramento deve ser feito no site da Prefeitura, através do link www.indaiatuba.sp.gov.br/assuntos-industriais/dimpe-2-cadastro-interessados/.

A Prefeitura também lançou o cadastro de imóveis industriais na parte de serviços no próprio site institucional. A nova ferramenta administrada pela Secretaria de Governo visa agilizar e estreitar o contato entre o segmento empresarial que procura a Prefeitura em busca de informações para instalação de empresas no município e as imobiliárias, corretores de imóveis e pessoas físicas que possuem terrenos ou edificações para venda ou locação destinadas para a instalação de empresas. Este sistema de cadastramento ficará aberto para inclusão permanente de novos interessados. Esse ano foi cadastrado 39 imóveis.

O Poupatempo completou em 2017 três anos de atividades em Indaiatuba. O posto, que foi inaugurado em 26 de abril de 2014, comemorou a marca de 1 milhão de atendimentos em fevereiro deste ano. A agência de Indaiatuba conta com 64 funcionários e tem recebido inúmeros elogios da população. Apenas em 2017 foram realizados até outubro 342.287 atendimentos.

EVENTOS

O Catálogo das Indústrias 2017 foi lançado para facilitar a comunicação com as empresas locais e fornecer à população um material concreto sobre o Parque Industrial do município. O evento de lançamento aconteceu no Royal Palm Tower, destinado aos participantes no anuário. O catálogo fica disponível no Paço Municipal na Secretaria de Governo e é gratuito. Mais de 300 empresas estão inscritas.

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A 8ª edição da Feira das Indústrias de Indaiatuba, aconteceu em agosto no Pavilhão da Viber. O evento foi promovido pelo Educandário Deus e a Natureza em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba e que teve como proposta apresentar para a população o que é produzido no município e região, assim como fomentar negócios entre expositores, movimentando a economia local. No espaço foram instalados 96 stands e uma praça de alimentação. Parte da renda arrecadada com a alimentação foi revertida para o Educandário, entidade que atende jovens aprendizes e os prepara para o mercado de trabalho.

A Prefeitura de Indaiatuba apoiou a realização da I Festa das Flores, Frutas e Hortaliças que aconteceu em maio no Pavilhão da Viber. Promovida pelo Rotary e Sindicato Rural de Indaiatuba, a festa visou promover a agricultura local e regional. Os visitantes conheceram cerca de 40 produtores entre frutas e hortaliças de Indaiatuba e flores da cidade de Holambra. Os artesãos da Fiarte também levaram seus trabalhos para exposição e venda.

PROJETOS

A Prefeitura de Indaiatuba em parceria com a Associação Estância Tordilha proporciona o atendimento gratuito de pessoas com necessidades especiais e vulnerabilidade social na prática de Equoterapia. O projeto, que foi iniciado em 2015 e atende atualmente 42 pessoas com 100% de bolsa. O projeto visa promover e desenvolver a reabilitação das pessoas com necessidades especiais, buscando o aumento da capacidade e potencialidade física, psíquica, educativa e social. Tendo em vista a versatilidade e docilidade do cavalo que é utilizada como recurso terapêutico e como um instrumento de trabalho com movimentos rítmicos precisos e tridimensionais.

O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas: proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas; recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável; trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade; combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes.

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Em 2017 foram inseridas 195 crianças na Central de Risco, até Agosto, com plano de atendimento e monitoradas mês a mês. As aulas com PROERD/VIVER abrangendo 5°s anos da rede municipal e particular de ensino e 7°s anos da rede Estadual e particular de ensino foram elaboradas para 3.100 crianças, jovens e adolescentes.

O Projeto Tamoios, de prevenção ao uso de drogas, elaborado em parceria com a Secretaria de Esportes, está atendendo 200 crianças. Também foram realizadas 25 palestras para Empresas, Instituições, e escolas durante o ano.

A peça Diretrizes realizou nove apresentações abrangendo mais de 800 jovens nas escolas Estaduais.

A Prefeitura iniciou estudos de viabilidade para a implantação do 1º Food Park público do país. O local, ainda a ser definido, vai receber diversos Food Trucks com variedade gastronômica e de acordo com a Associação dos Food Trucks de Indaiatuba será o primeiro do Brasil em local público e administrado pelo poder público com infraestrutura apropriada para receber os caminhões e a população. O primeiro passo é a criação da legislação específica para a atividade e posteriormente a elaboração de um projeto de regulamentação.

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Defesa Civil de Indaiatuba resgata jiboia próximo à vias públicas

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A Defesa Civil de Indaiatuba realizou o resgate de uma cobra jiboia nesta quarta-feira (30), nas proximidades do Jardim Esplanada II. O animal estava próximo à vias públicas, mas não sofreu nenhum ferimento e foi solto novamente na área de mata localizada na região.

Conforme informou o coordenador da Defesa Civil de Indaiatuba, Paulo Cesar Feijão, na tarde de quarta-feira ele foi solicitado para auxiliar na captura da jiboia de aproximadamente 2,5 metros. “A cobra foi encontrada por uma equipe do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) que estava roçando o entorno da mata localizada próxima à Prefeitura, quando encontrou a cobra. Depois da captura observei que a cobra estava saudável e sem ferimentos, por isso segui os protocolos de proteção da fauna silvestre e fiz a soltura imediata do animal em seu habitat natural, mas em segurança para ela não correr riscos”, contou Feijão.

O coordenador ainda explicou que se o animal estivesse machucado o procedimento seria entrar em contato com a equipe da Associação Mata Ciliar para que fossem tomados os cuidados necessários. “A Prefeitura mantém um convênio com a Associação para que animais encontrados feridos ou resgatados de cativeiros, sejam tratados e reabilitados antes de serem soltos, novamente, em áreas de mata do município”, explicou.

A população pode colaborar com este trabalho. Quando encontrar um animal silvestre ferido ou em risco, é possível comunicar à Prefeitura por meio da Defesa Civil, da Secretaria de Serviços Urbanos ou do Corpo de Bombeiros. A comunicação pode ser feita pelos telefones 153, (19) 3936-2782 e 3894-1593. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.

Defesa Civil

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A Defesa Civil de Indaiatuba atua diante de situações de desastres naturais e apoia a população em ações emergenciais. De acordo com a situação vivenciada, é responsável por traçar um plano de ação e acionar todas as secretarias e ou órgãos competentes para prevenir, solucionar ou amenizar a ocorrência.

Programa Município VerdeAzul

Vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – Fecop.

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Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

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Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

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NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

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Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

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