Connect with us

Geral

Campinas divulga novo alerta de áreas com risco de transmissão de dengue

imagem 44

A Secretaria de Saúde divulgou, nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, um novo alerta da dengue em Campinas. O documento informa as áreas que estão com alto risco de transmissão da doença.

São sete bairros localizados nas regiões Norte (Jardim do Vovô, Jardim Interlagos e Village), Noroeste (Jardim Campos Elíseos e Jardim Florence 2), e Leste (Centro e Vila Costa e Silva).

O objetivo do alerta é estimular a população para verificação dos potenciais criadouros em casa.

Advertisement

A luta contra as arboviroses exige uma contrapartida de toda a sociedade. A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença. Mas cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Levantamento do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa. O trabalho realizado pela Prefeitura é ininterrupto.

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa d’água. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

Casos

Neste ano, a cidade conta com 61 casos de dengue (dados de 1º de janeiro a 6 de fevereiro).

Advertisement

Comitê

Em 2015, a Prefeitura de Campinas criou o Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses, que reúne 14 secretarias: Secretarias Municipais de Governo; Saúde; Educação; Serviços Públicos; Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Administração; Comunicação; Trabalho e Renda; Esportes e Lazer; Cultura e Turismo; Habitação; Relações Institucionais, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Também participam a Defesa Civil, o Serviço 156, a Rede Mário Gatti e a Sanasa. No comitê é discutida a situação epidemiológica da cidade e, a partir disso, são desencadeadas as ações intersetoriais.

Mais informações

O hotsite https://dengue.campinas.sp.gov.br traz mais informações e mostra como colaborar no combate ao Aedes aegypti.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare