Connect with us

Geral

Reviva o Rio Atibaia completa 25 anos como referência na proteção ao rio

imagem 73

O ‘Reviva o Rio Atibaia”, evento ambiental de maior longevidade do Interior de São Paulo, completou um quarto de século este ano e a comemoração foi marcada por uma ação realizada no último domingo, 6 de novembro, na Praça Beira Rio, em Sousas. Iniciativas ambientais como a distribuição de mudas e a customização de vasos, exposições, e serviços como a microchipagem de animais destacaram a retomada das atividades depois de dois anos de paralisação devido à pandemia.
Com o apoio da Prefeitura de Campinas e da subprefeitura de Sousas, o “Reviva o Rio Atibaia” é, há 25 anos, um movimento que tem a missão de agir pela proteção e manutenção do Rio Atibaia e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas. Também busca estimular a conscientização e a educação ambiental da população e de autoridades. 
O Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, participou do evento a convite do engenheiro agrônomo José Carlos Perdigão, presidente da Jaguatibaia Associação de Proteção Ambiental. A ONG organiza e participa da ação, integrada por moradores dos distritos de Sousas e Joaquim Egídio, e pela Reviva o Rio Atibaia. 
Mais uma vez, o Reviva Atibaia mostra sua força com uma verdadeira festa cívica na defesa do meio ambiente em Campinas”, disse Rogério Menezes. De acordo com o secretário, a Prefeitura de Campinas, e especificamente a Secretaria do Verde, “reconhecem a importância deste movimento que atravessa 25 anos, cada vez com melhores resultados, com inúmeros trabalhos divulgando as realizações da ONG Jaguatibaia”.
Menezes destacou o agrônomo José Carlos Perdigão, “sem dúvida uma referência para todos nós por sua pró-atividade, por se envolver em ações concretas, por realizar de fato e demonstrar o ganho ambiental das ações que a ONG Jaguatibaia realiza”, afirmou. 
Técnicos do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (Dpbea), órgão da Secretaria do Verde, estavam com uma tenda de atendimento no local. Com alunos e estagiários da PUC-Campinas, sob a coordenação do professor-doutor Paulo Anselmo, que é veterinário do departamento, ofereceram a microchipagem gratuita de animais.
O evento foi realizado pela Associação de Proteção Ambiental Jaguatibaia e pela empresa Organon, com o apoio, ainda, da Associação de Remo de Sousas. A iniciativa foi reforçada pela presença de estandes informativos sobre a manutenção e proteção da APA de Campinas; pela oferta de serviços de saúde, como a realização de exames e vacinação contra o HPV disponibilizadas pela Prefeitura de Campinas; exposições e diversas atividades interativas e educativas para as famílias, como a customização de vasos, distribuição e plantio de mudas nativas e uma oficina de pintura.
Foi emocionante poder assistir à apresentação dos seresteiros de Sousas e às inúmeras atividades envolvendo arte, envolvendo plantio de vasos, por parte das crianças”, comemorou Rogério Menezes. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare